1. (Upe
2013) Observe a charge a seguir:
Ela faz
referência a uma forma de desigualdade. Acerca das características dessa
estrutura social, analise as alternativas e marque a CORRETA.
a) A
hierarquização é rígida, baseada em critérios hereditários, profissionais,
étnicos, religiosos, que determinam as relações entre as pessoas.
b) A
tradição é um elemento fundamental na definição das relações estabelecidas
entre os diferentes grupos.
c) A
mobilidade de um estrato para outro nessa estrutura é possível, mas é
controlada pelos indivíduos que estão na hierarquia superior da
organização.
d) As
pessoas se diferem umas das outras pelo lugar ocupado por elas num sistema
historicamente determinado de produção social, de relação com os meios de
produção e por seu papel na organização social do trabalho.
e) A
escolha do cônjuge deve ser feita exclusivamente no seio da organização social,
com base nos critérios hereditários.
2. (Ueg
2011)
Algumas
pessoas conseguem mais do que outras nas sociedades – mais dinheiro, mais
prestígio, mais poder, mais vida, e tudo aquilo que os homens valorizam. Tais
desigualdades criam divisões na sociedade – divisões com respeito a idade,
sexo, riqueza, poder e outros recursos. Aqueles no topo dessas divisões querem
manter sua vantagem e seu privilégio; aqueles no nível inferior querem mais e
devem viver em um estado constante de raiva e frustração [...]. Assim, a
desigualdade é uma máquina que produz tensão nas sociedades humanas. É a fonte
de energia por trás dos movimentos sociais, protestos, tumultos e revoluções.
As sociedades podem, por um período de tempo, abafar essas forças separatistas,
mas, se as severas desigualdades persistem, a tensão e o conflito pontuarão e,
às vezes, dominarão a vida social.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: Conceitos e
aplicações. São Paulo: Pearson, 2000. p. 111. (Adaptado).
A
observação da figura e a leitura do texto permitem inferir:
a) no
plano social, a igualdade humana está explícita em dois setores bem definidos:
na Justiça, segundo a qual todos são iguais perante a lei, e na educação, em
que todos devem ter oportunidades iguais; essas práticas são vivenciadas pela sociedade
brasileira.
b)
segundo Karl Marx, aqueles que possuem ou controlam os meios de produção têm
poder, sendo capazes de manipular os símbolos culturais através da criação de
ideologias que justifiquem seu poder e seus privilégios.
c) a
estratificação de classes existe quando renda, poder e prestígio são dados
igualmente aos membros de uma sociedade, gerando, portanto, grupos culturais,
comportamentais e organizacionais semelhantes.
d) a
estratificação, na visão de Karl Marx, mostra que a luta de classes não se
polariza entre o ter e o não ter e envolve mais do que a ordem econômica.
3. (Upe
2013) As desigualdades sociais no Brasil têm muitas causas e geram várias
consequências. Historicamente, elas iniciaram seu desenvolvimento com a chegada
dos portugueses. A Sociologia vem estudando as diferenças sociais entre os
brasileiros, em diversos aspectos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa
CORRETA.
a) As
condições de miserabilidade da população estão ligadas prioritariamente aos
péssimos salários pagos.
b) A
relação entre desigualdades e questões raciais no Brasil é um tema histórico.
Por essa razão, tornou-se preocupação dos estudos sociológicos a partir da
década de 1990.
c) A
noção da pobreza frente às desigualdades sociais no país revela concepções com
enfoques no aumento do enriquecimento, do desenvolvimento industrial e da
privação relativa.
d) Os
programas assistenciais (Bolsa-Família, Fome Zero e outros tantos) do governo
brasileiro avançaram, mas os índices de pobreza não diminuíram.
e) O
setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista
no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão
juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia
brasileira.
4. (Ucs
2012) A sociedade brasileira obteve várias conquistas durante o período da
redemocratização e, ao longo desses anos, implantou mudanças positivas em
relação à cidadania e aos direitos civis dos brasileiros, porém [...] ainda há
muito a ser melhorado. Apesar do crescimento econômico e da diminuição do
número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza nos últimos anos, as
desigualdades sociais ainda são profundas e estão entre os principais problemas
enfrentados pela sociedade.
(PELLEGRINI, M. C. Novo olhar história. São
Paulo: FTD, 2010, p. 263, v. 3. – Texto adaptado.)
Considere
as seguintes afirmações sobre a sociedade brasileira.
I.
Segundo pesquisas, pequena parte da população brasileira detém a maior parte da
riqueza nacional, enquanto os demais ficam com a menor parcela.
II. A
exploração da mão de obra infantil ocorre da mesma forma em todas as regiões
brasileiras. O menor trabalha em pedreiras, na colheita de amendoim e em
carvoarias, sendo seu trabalho trocado apenas por arroz e farinha.
III. As crianças em
situação de rua perambulam pelas cidades, dormem sob pontes, viadutos ou
marquises, alimentam-se mal e não frequentam escolas. Vivem uma realidade que
ressalta a brutalidade, a violência, o desamparo, além do problema com a
drogadição.
Das
afirmações acima,
a)
apenas I está correta.
b)
apenas II está correta.
c)
apenas I e III estão corretas.
d)
apenas II e III estão corretas.
e) I,
II e III estão corretas.
5. (Upe
2012) Observe as fotos a seguir:
Essas
imagens refletem as desigualdades sociais existentes no Recife, que também
podem ser encontradas em outras grandes cidades do Brasil. Em relação às
desigualdades sociais, assinale a alternativa correta.
a) As
diferenças sociais vêm diminuindo significativamente no país, ao longo dos
anos, com a divisão igualitária das riquezas. Entretanto, essas transformações
só foram possíveis graças aos movimentos contra a corrupção, que permitiram o
acúmulo de bens no Brasil.
b) As
péssimas condições de habitação revelam que o Estado não está voltado nem
preparado para a aplicação da riqueza social (oriunda dos impostos
arrecadados), que possibilita o bem-estar da maioria da população.
c) O
processo de industrialização em curso no nosso país vem favorecendo todos os
setores da população, considerando seus problemas básicos.
d) As
palafitas, em contraposição aos prédios luxuosos, demonstram como as
desigualdades entre as classes sociais são baseadas numa hierarquização
rígida.
e) O
que determina as desigualdades sociais nas sociedades são as relações de
classe, exceto nas sociedades rurais.
6.
(Uenp 2011)
“A
pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e
consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma
histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os
tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que,
embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e
geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e
desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O
conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado
aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e
processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo.”
(Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Antonio
David Cattani, Alberto D. Cimadamore (orgs.) ; tradução: Ernani Ssó. — Porto
Alegre : Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 07.)
De
acordo com o texto é correto afirmar:
a) A
pobreza sempre existiu e é da natureza das sociedades organizadas que ela
ocorra.
b) A
pobreza não pode ser considerada característica presente em toda a América
Latina.
c) A
desigualdade social não condiciona a vida política, econômica, social ou
cultural.
d) A
pobreza não pode ser considerada fruto da desigualdade.
e) A
pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história
e por isso são absolutamente reversíveis.
7.
(Uffs 2011) Ao relacionar Sociologia e Política, temos o pensador Jean-Jacques
Rousseau como um expoente do iluminismo do século XVIII. Esse autor, com muita
propriedade, analisou as origens das desigualdades existentes na sociedade de
sua época e, segundo ele, a espécie humana apresentava dois tipos de
desigualdade:
a) Uma,
que chamava de espiritual, porque o ser humano sempre se orientou pela
necessidade religiosa de adoração ao divino. Outra pela desigualdade produzida
pela luta do homem pela sobrevivência.
b) Uma,
que apontava como natural, visto que os seres humanos são dotados de diferenças
físicas que muitas vezes são determinantes de sucesso. Outra relacionada à
questão psicológica, pois os homens naturalmente são diferentes de mulheres,
orientando diferenças inatas de comportamento social.
c) Uma,
que chamava de espiritual ou gnosiológica, pois a espiritualidade humana
acabava por moldar a cultura do homem diferente da cultura animal. Outra que
ele designou como diferença cultural, pois a cultura é genuinamente humana.
d) A
desigualdade provocada por fenômenos naturais que acabava por orientar
diferenças culturais das sociedades ainda pré-históricas e a desigualdade
promovida pela luta do homem pela sobrevivência, visto que essa luta
representou a evolução do ser humano até os dias de hoje.
e) Uma,
que chamava natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza e que
consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das
qualidades da alma. Outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política,
pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida pelo consentimento
dos homens.
8.
(Enem 2010) Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm
na miséria?
Por que
tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que
alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que
exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue? SHELLEY.
“Os homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem.
Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
A
análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822)
registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe
trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada
a) na
pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.
b) no
salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas
indústrias.
c) na
burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
d) no trabalho,
que era considerado uma garantia de liberdade.
e) na
riqueza, que não era usufruída por aqueles que a
produziam.
No final do século XIX, já existia um grande movimento de revolta dos trabalhadores em virtude das péssimas condições de vida que levavam. No caso brasileiro, a questão social, como síntese reflexiva do aprofundamento das desigualdades sociais manifestadas nas mais variadas expressões, como a extrema pobreza, miséria, desemprego, desnutrição e exclusão social não é um fenômeno novo no país. Sobre a questão social, analise e aponte as assertivas corretas
ResponderExcluirObrigado foi muito útil,
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