domingo, 9 de fevereiro de 2014


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EUCLYDES FIGUEIREDO

PROVA

PROFESSOR:
ATIVIDADES

ESTUDANTE
OUTRAS

2º SÉRIE,     TURMA:....... DATA
NOTA GERAL

PROVA DE SOCIOLOGIA  5,0 PONTOS


1. O MST é um movimento social que surgiu da reunião de vários movimentos populares de luta pela terra. Sobre o MST é correto afirmar:
A)    O Movimento dos Trabalhadores Sem  Terra - MST é um movimento político que se constituiu nos anos 90.
B)    O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST é uma organização social, com enorme poder de pressão, mas sem lideranças.
C)    O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST criou em 1992, o Sistema Cooperativista dos Assentados - SCA, congregado na Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil – CONCRAB
D)    O Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da reforma Agrária- ITERRA é uma instituição que não trabalha em conjunto com o MST.
E)     O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST em suas lutas não possui expressão nacional.


2 . (UEMA) Os movimentos sociais, principalmente os ambientalista no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos, leia as proposições abaixo.
I. São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
 Marque a alternativa correta.s:
A)    II e III, apenas.
B)    I e III, apenas.
C)    III apenas.
D)    I  apenas.
E)    I e II, apenas
3. Considere a seguinte citação.
Movimentos e ONGs cidadãs têm se revelado estruturas capazes de desempenhar papéis que as estruturas formais, substantivas, não têm conseguido exercer enquanto estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a área social.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. p. 303.
A respeito do papel político dos novos movimentos sociais e das organizações não-governamentais no contexto brasileiro, marque a alternativa correta.
A) Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exigüidade de espaços democráticos de participação política.
B) Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil.
C) As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical.
D) Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.
4.  Por socialização entendemos o processo:
a) Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
b) De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
c) De construção de laços de afetividade e individualidade.
d) De constituição das individualidades sociais.
7. A presença dos movimentos sociais é uma constante na história política do país, mas ela é cheia de ciclos, com fluxos ascendentes e refluxos (alguns estratégicos, de resistência ou de rearticulação em face da nova conjuntura e das novas forças sociopolíticas em ação). O importante a destacar é esse campo de força sociopolítico e o reconhecimento de que suas ações impulsionam mudanças sociais diversas. O repertório de lutas que eles constroem demarca interesses, identidades, subjetividades e projetos de grupos sociais. A partir de 1990, os movimentos sociais deram origem a outras formas de organizações populares, mais institucionalizadas. Alguns são de caráter pluriclassista e conjunturais, como o Movimento Ética na Política, a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria, os movimentos de desempregados, as ações de aposentados e pensionistas. Os movimentos de gênero (relações homens e mulheres), em que se destacam os movimentos de mulheres e os movimentos homossexuais, os movimentos dos afro-brasileiros e o movimento indígena são considerados movimentos identitários e culturais; pois possuem uma identidade centrada em fatores étnicos e raciais e conferem aos seus participantes uma identidade. Há outros movimentos identitários e culturais como os movimentos geracionais, em que se destacam os jovens e seus movimentos culturais expressos, por exemplo, na música, via Hip Hop e Rap e tantos outros. Movimentos de meninos e meninas de rua e movimentos de idosos completam os movimentos das gerações. Há, ainda, os movimentos culturais dos ambientalistas, os ecologistas que cresceram muito após a ECO-92. Maria da Gloria Gohn. Movimentos sociais: espaços de educação não-formal da sociedade civil. Internet: <www.universia.com.br> (com adaptações).
É possível se depreender desse texto a imensa diversidade dos movimentos sociais ocorridos no Brasil. Mas, independentemente dessa diversidade, é possível apontar alguns traços comuns nesses movimentos. Nesse sentido, evidenciando esses traços comuns, correspondem, respectivamente, ao tipo de reivindicação dos grupos envolvidos e a uma de suas possibilidades no ambiente político democrático
A)  a luta por direitos e a ampliação da cidadania.
B) o requerimento de melhorias materiais e a revolução social.
C)  a defesa dos interesses das minorias e a revolução social.
D)  a luta pela identidade das minorias e a ampliação da cidadania.

8. Assinale a opção correta a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A)  A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno e seus membros mantêm contato face a face.
B) A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se ainda mais ao longo da vida.
C)  A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família na opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.


74. Uma das características de um movimento social evidencia–se na
A) ação coletiva.
B) relações de conflitos e união.
 D) inexistência de demandas sociais.
C) interesses divergentes.
E) ação comunicativa.

75. Movimento social pressupõe a(um)
A) participação limitada de pessoas.
B) projeto social de mudança ou de conservação. 
C) inexistência de conflitos.
D) desorganização hierárquica.
E) participação ilimitada de pessoas.

5. Acerca das diferenças entre sexo e gênero, sexo
(A) depende da educação do indivíduo como homem ou mulher e gênero da diferença genética entre eles.
 (B) está relacionado às diferenças culturais entre homens e mulheres e gênero às diferenças biológicas entre eles.
 (C) depende de uma auto-identificação do indivíduo  como homem e mulher e gênero diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre homens  e mulheres.
 (D) está relacionado às diferenças biológicas entre homens e mulheres e gênero diz respeito às diferenças  sociais, psicológicas e culturais entre eles.





6. Com a globalização e a política neoliberal, acentuam-se, nos últimos anos, as desigualdades entre os países ricos e pobres e as diferenças marcantes nas mudanças que se processam no mundo do trabalho. A reestruturação produtiva gerou as seguintes conseqüências para os trabalhadores
(A)  aumento do pleno emprego e de empregos estáveis.
(B)  desaparecimento da subcontratação de trabalhadores temporários.
(C)  Precarização das formas de contratação e de condições de trabalho.
(D)  Desaparecimento da mão – de obra- feminina no mercado formal de trabalho.
(E)  Melhoria nas condições de vida da população de baixa renda.

7. Na medida em que a modernidade se apóia na difícil gestão das relações entre razão e sujeito, racionalização e subjetivação, na medida em que o próprio sujeito é um esforço para associar a razão instrumental à identidade pessoal e coletiva, a democracia define-se como:
(A)  regime democrático é a forma de vida política que dá maior liberdade a maior número de pessoas, que protege e reconhece a maior diversidade e as diferenças sociais.
(B)  um conjunto de garantias institucionais aos projetos individuais, promovendo a liberdade aos homens.
(C)  princípio básico à construção do individualismo, que se apóia somente nas leis naturais.
(D)   redução do ser humano a ser apenas cidadão, projeto da pós-modernidade.
(E)   o regime em que os direitos da maioria são reconhecidos em detrimento dos direitos da minoria. (a democracia se apóia somente nas leis e na cultural política)


8. Os intelectuais da chamada geração dos anos 30 consideravam que a sociologia e a antropologia, como ciências, apresentavam elementos fundamentais à compreensão da singularidade da nossa formação social, desde as elites culturais brasileiras e até as oligarquias presentes nessa sociedade.
É correto afirmar que a compreensão do conceito de nacionalismo dessa geração é:
(A)  Fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais, possibilitada pelas características do colonialismo no Brasil.
(B)   Participação do Branco no processo de formação da identidade brasileira.
(C)  Existência de sociedade nacional culturalmente homogênea.
(D)  Constituição de novo projeto de mundo aliado à cultura européia.
(E)  Extensão do direito de voto às novas categorias sociais.

9. Octavio Ianni, (1988, p.10) afirma “Na história política da sociedade brasileira, no século passado, o estado já foi oligárquico, populista e militar. São três épocas marcantes dessa história. Finda a ditadura militar, começa a Nova República. Mas essa república não está isenta das marcas tanto de um passado próximo quanto do distante: o poder estatal cresceu ao longo do tempo; a maioria do povo não se reconhece na atuação política dos governos; o divórcio entre as tendências  da sociedade e as do poder público parece reiterar-se ou crescer, em lugar de reduzir-se; os grupos e classes dominantes continuam alheios aos princípios da democracia; nesse sentido é que a época populista também se revela um desafio para a atualidade. Os nomes de alguns políticos, as siglas de certos partidos, determinados discursos e linguagens parecem relembrar tempos de populismo; dos variados populismos que conhecemos”. Podemos afirmar que o populismo caracteriza-se por ser
(A)  um movimento social político organizado por um único partido.
(B)  a forma política assumida pela sociedade elitizada do país.
(C)  um mecanismo de politização das massas, malgrado as distorções político-ideológicas que lhe são inerentes.
(D)  uma forma de formação política de participação política sem reativação das bases populares.
(E)  a expressão máxima da democracia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário