ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EUCLYDES FIGUEIREDO
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PROVA
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PROFESSOR:
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ATIVIDADES
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ESTUDANTE
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OUTRAS
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2º
SÉRIE, TURMA:....... DATA
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NOTA GERAL
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PROVA DE SOCIOLOGIA 5,0 PONTOS
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1. O MST é um movimento
social que surgiu da reunião de vários movimentos populares de luta pela terra.
Sobre o MST é correto afirmar:
A) O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST é um movimento político que se
constituiu nos anos 90.
B) O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra -
MST é uma organização social, com enorme poder de pressão, mas sem lideranças.
C) O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra –
MST criou em 1992, o Sistema Cooperativista dos Assentados - SCA, congregado na
Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil – CONCRAB
D) O Instituto Técnico de Capacitação e
Pesquisa da reforma Agrária- ITERRA é uma instituição que não trabalha em
conjunto com o MST.
E) O
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST em suas lutas não possui expressão
nacional.
2 . (UEMA) Os movimentos sociais,
principalmente os ambientalista no Brasil e no mundo, têm se destacado no
combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento
indiscriminado da Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos,
leia as proposições abaixo.
I.
São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta
Terra das agressões do homem.
II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.
Marque a alternativa correta.s:
A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III apenas.
D) I apenas.
E) I e II, apenas
3. Considere a seguinte
citação.
Movimentos
e ONGs cidadãs têm se revelado estruturas capazes de desempenhar papéis que as
estruturas formais, substantivas, não têm conseguido exercer enquanto
estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a área
social.
GOHN,
Maria da Glória. Teorias dos
movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo:
Loyola, 1997. p. 303.
A
respeito do papel político dos novos movimentos sociais e das organizações
não-governamentais no contexto brasileiro, marque a alternativa correta.
A)
Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo
autoritarismo e pela exigüidade de espaços democráticos de participação
política.
B)
Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais
constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil.
C)
As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos
1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical.
D)
Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970,
reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.
4. Por socialização entendemos o processo:
a)
Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
b)
De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
c)
De construção de laços de afetividade e individualidade.
d)
De constituição das individualidades sociais.
7. A
presença dos movimentos sociais é uma constante na história política do país,
mas ela é cheia de ciclos, com fluxos ascendentes e refluxos (alguns
estratégicos, de resistência ou de rearticulação em face da nova conjuntura e
das novas forças sociopolíticas em ação). O importante a destacar é esse campo
de força sociopolítico e o reconhecimento de que suas ações impulsionam
mudanças sociais diversas. O repertório de lutas que eles constroem demarca
interesses, identidades, subjetividades e projetos de grupos sociais. A partir
de 1990, os movimentos sociais deram origem a outras formas de organizações
populares, mais institucionalizadas. Alguns são de caráter pluriclassista e
conjunturais, como o Movimento Ética na Política, a Ação da Cidadania Contra a
Fome e a Miséria, os movimentos de desempregados, as ações de aposentados e
pensionistas. Os movimentos de gênero (relações homens e mulheres), em que se
destacam os movimentos de mulheres e os movimentos homossexuais, os movimentos
dos afro-brasileiros e o movimento indígena são considerados movimentos
identitários e culturais; pois possuem uma identidade centrada em fatores
étnicos e raciais e conferem aos seus participantes uma identidade. Há outros
movimentos identitários e culturais como os movimentos geracionais, em que se
destacam os jovens e seus movimentos culturais expressos, por exemplo, na
música, via Hip Hop e Rap e tantos outros. Movimentos de meninos e meninas de
rua e movimentos de idosos completam os movimentos das gerações. Há, ainda, os
movimentos culturais dos ambientalistas, os ecologistas que cresceram muito
após a ECO-92. Maria da Gloria Gohn. Movimentos sociais: espaços de
educação não-formal da sociedade civil. Internet: <www.universia.com.br>
(com adaptações).
É possível se depreender desse texto a imensa diversidade
dos movimentos sociais ocorridos no Brasil. Mas, independentemente dessa
diversidade, é possível apontar alguns traços comuns nesses movimentos. Nesse
sentido, evidenciando esses traços comuns, correspondem, respectivamente, ao
tipo de reivindicação dos grupos envolvidos e a uma de suas possibilidades no
ambiente político democrático
A) a luta por
direitos e a ampliação da cidadania.
B) o requerimento de melhorias materiais e a revolução
social.
C) a defesa dos
interesses das minorias e a revolução social.
D) a luta pela
identidade das minorias e a ampliação da cidadania.
8.
Assinale a opção correta a respeito das instituições sociais e do
processo de socialização.
A) A família é a mais
importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno e seus
membros mantêm contato face a face.
B) A influência da família no processo de socialização é
efêmera, restringindo-se ainda mais ao longo da vida.
C) A família é um
agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação
social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família na opção religiosa do indivíduo
tende a crescer nos grandes centros urbanos.
74. Uma das características de um movimento social evidencia–se
na
A) ação coletiva.
B) relações de conflitos e união.
D) inexistência de
demandas sociais.
C) interesses divergentes.
E) ação comunicativa.
75. Movimento social pressupõe a(um)
A) participação limitada de pessoas.
B) projeto social de mudança ou de conservação.
C) inexistência de conflitos.
D) desorganização hierárquica.
E) participação ilimitada de pessoas.
5. Acerca das diferenças entre
sexo e gênero, sexo
(A) depende da educação do
indivíduo como homem ou mulher e gênero da diferença genética entre eles.
(B) está relacionado às diferenças culturais
entre homens e mulheres e gênero às diferenças biológicas entre eles.
(C) depende de uma auto-identificação do
indivíduo como homem e mulher e gênero
diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre homens e mulheres.
(D) está relacionado às diferenças biológicas
entre homens e mulheres e gênero diz respeito às diferenças sociais, psicológicas e culturais entre eles.
6. Com
a globalização e a política neoliberal, acentuam-se, nos últimos anos, as
desigualdades entre os países ricos e pobres e as diferenças marcantes nas
mudanças que se processam no mundo do trabalho. A reestruturação produtiva
gerou as seguintes conseqüências para os trabalhadores
(A) aumento
do pleno emprego e de empregos estáveis.
(B) desaparecimento
da subcontratação de trabalhadores temporários.
(C) Precarização
das formas de contratação e de condições de trabalho.
(D) Desaparecimento
da mão – de obra- feminina no mercado formal de trabalho.
(E) Melhoria
nas condições de vida da população de baixa renda.
7. Na medida em que a modernidade se apóia na difícil
gestão das relações entre razão e sujeito, racionalização e subjetivação, na
medida em que o próprio sujeito é um esforço para associar a razão instrumental
à identidade pessoal e coletiva, a democracia define-se como:
(A) regime
democrático é a forma de vida política que dá maior liberdade a maior número de
pessoas, que protege e reconhece a maior diversidade e as diferenças sociais.
(B) um
conjunto de garantias institucionais aos projetos individuais, promovendo a
liberdade aos homens.
(C) princípio
básico à construção do individualismo, que se apóia somente nas leis naturais.
(D) redução do ser humano a ser apenas cidadão,
projeto da pós-modernidade.
(E) o regime em que os direitos da maioria são
reconhecidos em detrimento dos direitos da minoria. (a democracia se apóia
somente nas leis e na cultural política)
8. Os intelectuais da chamada geração
dos anos 30 consideravam que a sociologia e a antropologia, como ciências,
apresentavam elementos fundamentais à compreensão da singularidade da nossa
formação social, desde as elites culturais brasileiras e até as oligarquias
presentes nessa sociedade.
É correto afirmar que a compreensão do
conceito de nacionalismo dessa geração é:
(A) Fusão
de raças, regiões, culturas e grupos sociais, possibilitada pelas características
do colonialismo no Brasil.
(B) Participação do Branco no processo de formação
da identidade brasileira.
(C) Existência
de sociedade nacional culturalmente homogênea.
(D) Constituição
de novo projeto de mundo aliado à cultura européia.
(E) Extensão
do direito de voto às novas categorias sociais.
9. Octavio Ianni, (1988, p.10) afirma “Na história política
da sociedade brasileira, no século passado, o estado já foi oligárquico,
populista e militar. São três épocas marcantes dessa história. Finda a ditadura
militar, começa a Nova República. Mas essa república não está isenta das marcas
tanto de um passado próximo quanto do distante: o poder estatal cresceu ao
longo do tempo; a maioria do povo não se reconhece na atuação política dos
governos; o divórcio entre as tendências
da sociedade e as do poder público parece reiterar-se ou crescer, em
lugar de reduzir-se; os grupos e classes dominantes continuam alheios aos
princípios da democracia; nesse sentido é que a época populista também se
revela um desafio para a atualidade. Os nomes de alguns políticos, as siglas de
certos partidos, determinados discursos e linguagens parecem relembrar tempos
de populismo; dos variados populismos que conhecemos”. Podemos afirmar que o
populismo caracteriza-se por ser
(A) um
movimento social político organizado por um único partido.
(B) a
forma política assumida pela sociedade elitizada do país.
(C) um
mecanismo de politização das massas, malgrado as distorções
político-ideológicas que lhe são inerentes.
(D) uma
forma de formação política de participação política sem reativação das bases
populares.
(E) a
expressão máxima da democracia.
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