ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
EUCLYDES FIGUEIREDO
PROFESSOR: ARÃO MARQUES DA SILVA
ESTUDANTE:..................................................................................................................
DATA........./02/2014, TURMA: M3TR.......
RECUPERAÇÃO
DE SOCIOLOGIA
1. O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o
nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados
e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do
que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
(A) é um fenômeno onde se misturam tanto
os elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos.
(B) é uma visão na qual – o sentimento e o
pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados da história das
sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
(C) é exclusivo de uma determinada época e
de uma única sociedade.
(D) é encontrado somente nas sociedades e
grupos dominantes.
2. Com
relação ao conceito de cultura, segundo as ciências sociais é correto afirmar:
I –
Compreende a totalidade das criações
humanas.
II - A
cultura se refere a toda produção simbólica trazendo em si todas as
contradições da sociedade.
III
- Cultura referem-se aspectos
espirituais de uma comunidade, mas as realizações materiais de um povo.
A)
I, II e III, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
III apenas.
D)
I apenas.
3. Segundo os críticos da Indústria
Cultural, a produção de jornais, rádios, revistas, cinema, televisão, internet
e outros gêneros levam o proletário ou trabalhador a:
a) Alienação ou adormecimento da mente.
b) Não influência a vida das pessoas.
c) É importante para a formação de
sujeitos críticos.
d) É apenas uma indústria como outra
qualquer.
4 É aquela CULTURA proveniente de estudos, produzida
através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. É a principal
responsável pela evolução intelectual da sociedade, já que está diretamente
ligada a produção de conhecimento. A ela se deve os avanços tecnológicos, da
medicina, da antropologia, da informática entre outros. Influencia diretamente
na qualidade de vida das pessoas, pois sua evolução sempre gera algum ganho
para a sociedade. Por ser uma cultura adquirida através de esforços
educacionais não é democrática como a popular, o que torna pequeno o número de
eruditos.
O texto acima se refere a:
A) Cultura Erudita
B) Cultura Popular
C) Cultura de Massa
D) Culturas Híbridas.
5 Sobre o conceito de cultura mercadoria é correto afirmar:
a)
Corresponde
à cultura de massa.
b)
Corresponde
à cultura-valor.
c)
Corresponde
à ideia de identidade cultural
d)
Corresponde
à ideia de culturas híbridas.
6. Em
relação ao fenômeno da desigualdade social, é corrreto afirmar que:
a) Resulta de causas
naturais e não é socialmente construída.
b) A pobreza é a única
forma de desigualdade.
c) A desigualdade é
histórica e multidimensional, envolvendo aspectos econômicos, políticos,
étnicos e de gênero.
d) Não existe desigualdade
entre os gêneros.
7.
A mudança de posição social de uma pessoa, ou
de um grupo de pessoas, num determinado sistema de estratificação social, é
denominada de:
a) Mobilidade
social.
b) Miscigenação
social.
c) Movimento
social.
d) Conflito
social.
e) Exclusão
social.
8. Acerca
de estratificação social, julgue os itens a seguir.
I Estratificação é termo geral
usado para descrever uma sociedade que distribui, de forma desigual, renda,
poder, prestígio e outros recursos de valor.
III Segundo Karl Marx, a
estratificação social resulta na luta de classes.
IV Segundo Max Weber, a
estratificação social se apresenta em 3 dimensões distintas: as classes
sociais, os partidos e os grupos de status.
A quantidade de itens certos é
igual a
A) I e
II
B) II e III
C) III D) I , II e III.
1. (UEG
2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem
que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras
sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas
recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” GANDHI, M.
Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de
A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.
Considerando-se
as ideias pressupostas, o texto
a) afirma que a globalização
aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus
valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
b) critica a intolerância com
relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
c) indica
o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e
de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a existência da exclusão
cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de
fronteiras culturais.
2. (ENEM
2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo,
a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e
das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao
aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição
da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de
segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso
reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura
majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras,
implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que
garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um
conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da
maioria. HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria
política. São Paulo: Loyola, 2002.
A
reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas,
encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança
a) a secessão, pela qual a minoria
discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração
espacial, num tipo de independência nacional.
b) a reunificação da sociedade que
se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões
religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política
nacional.
c) a
coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de
autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão
vinculados à coerção do melhor argumento.
d) a autonomia dos indivíduos que,
ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de
suas origens em nome da harmonia da política nacional.
e) o desaparecimento de quaisquer
limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de
comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.
3. (UFU
2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas
corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais,
piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de
cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas
corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das
quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são
vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.
Essa
atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente
como
a) preconceito: reconhece no valor
das raças o que é correto ou não na estética corporal.
b) relativização: o outro é
entendido nos seus próprios termos.
c)
etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
d) etnocídio: afasta o diferente e
procura transformá-lo num igual.
4. (UFPA
2013) A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das
populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de
adaptação humana nessa região, é correto afirmar:
a) Os saberes tradicionais
acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo de trabalho
semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o processo de
adaptação humana em áreas ribeirinhas.
b) As condições ambientais limitaram
o desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o
que ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos.
c) Enfatizados nos estudos
sócio-históricos sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do
continente africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta
região.
d) Os
saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de
geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos imemoriais, esses
conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes
contextos socioambientais.
5. (UNIOESTE
2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível
compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos
sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no
sistema cultural.
Tendo por
base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que
a) relativizar é construir
descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
b) relativizar é uma defesa da
homogeneidade cultural.
c) é o reconhecimento da unidade
biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar
as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
d)
relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos
culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos
culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário