domingo, 23 de fevereiro de 2014

Prova de Recuperação

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EUCLYDES FIGUEIREDO
PROFESSOR: ARÃO MARQUES DA SILVA
ESTUDANTE:..................................................................................................................
DATA........./02/2014, TURMA: M3TR.......
RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA
1.  O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
(A)  é um fenômeno onde se misturam tanto os elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos.
(B)  é uma visão na qual – o sentimento e o pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
(C)  é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
(D)  é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes.

2. Com relação ao conceito de cultura, segundo as ciências sociais é correto afirmar:
I – Compreende  a totalidade das criações humanas.
II - A cultura se refere a toda produção simbólica trazendo em si todas as contradições da sociedade.
III -  Cultura referem-se aspectos espirituais de uma comunidade, mas as realizações materiais de um povo.
A)   I, II e III, apenas.
B)   I e III, apenas.
C)   III apenas.
D)   I  apenas.
3.    Segundo os críticos da Indústria Cultural, a produção de jornais, rádios, revistas, cinema, televisão, internet e outros gêneros levam o proletário ou trabalhador a:
a)    Alienação ou adormecimento da mente.
b)    Não influência a vida das pessoas.
c)    É importante para a formação de sujeitos críticos.
d)    É apenas uma indústria como outra qualquer.
4      É aquela CULTURA proveniente de estudos, produzida através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. É a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade, já que está diretamente ligada a produção de conhecimento. A ela se deve os avanços tecnológicos, da medicina, da antropologia, da informática entre outros. Influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois sua evolução sempre gera algum ganho para a sociedade. Por ser uma cultura adquirida através de esforços educacionais não é democrática como a popular, o que torna pequeno o número de eruditos.
O texto acima se refere a:
A)   Cultura Erudita
B)   Cultura Popular
C)   Cultura de Massa
D)   Culturas Híbridas.
5 Sobre o conceito de cultura  mercadoria é correto afirmar:
a)    Corresponde à cultura de massa.
b)    Corresponde à cultura-valor.
c)    Corresponde à ideia de identidade cultural
d)    Corresponde à ideia de culturas híbridas.

6. Em relação ao fenômeno da desigualdade social, é corrreto afirmar que:
a) Resulta de causas naturais e não é socialmente construída.
b) A pobreza é a única forma de desigualdade.
c) A desigualdade é histórica e multidimensional, envolvendo aspectos econômicos, políticos, étnicos e de gênero.
d) Não existe desigualdade entre os gêneros.

7.   A mudança de posição social de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, num determinado sistema de estratificação social, é denominada de:

a) Mobilidade social.
b) Miscigenação social.
c) Movimento social.
d) Conflito social.
e) Exclusão social.

8. Acerca de estratificação social, julgue os itens a seguir.
I Estratificação é termo geral usado para descrever uma sociedade que distribui, de forma desigual, renda, poder, prestígio e outros recursos de valor.
III Segundo Karl Marx, a estratificação social resulta na luta de classes.
IV Segundo Max Weber, a estratificação social se apresenta em 3 dimensões distintas: as classes sociais, os partidos e os grupos de status.
A quantidade de itens certos é igual a
A)  I e  II                                  B) II e III                     C)   III                               D)  I , II e III.



1. (UEG 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. 

Considerando-se as ideias pressupostas, o texto 
a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais. 
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.   
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa. 
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais. 

2. (ENEM 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria. HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança 
a) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional. 
b) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional. 
c) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento. 
d) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional. 
e) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada. 

3. (UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como 

a) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal. 
b) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos. 
c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais. 
d) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual. 

4. (UFPA 2013) A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de adaptação humana nessa região, é correto afirmar: 

a) Os saberes tradicionais acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo de trabalho semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o processo de adaptação humana em áreas ribeirinhas. 
b) As condições ambientais limitaram o desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o que ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos. 
c) Enfatizados nos estudos sócio-históricos sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do continente africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta região. 
d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos imemoriais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes contextos socioambientais. 

5. (UNIOESTE 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. 
Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que 

a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida. 
b) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural. 
c) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas. 
d) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais. 



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