E.E.E.M GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO
DOCENTE: ARÃO SILVA
ESTUDANTE:
1º ANO, TURMA: M1TR0........... DATA
1. São características típicas do
bullying e cyberbullying:
A) I O bullying é uma violência física verbal,
psicológica, racial ou relacional, praticada contra crianças, jovens e adultos.
Essa agressão pode ocorrer na escola, na rua, em casa ou no trabalho, onde é
conhecido como assédio moral. No bullying tradicional o agressor intimida e
agride fisicamente ou verbalmente sua vitima.
B) II Na escola tudo começa com roubo e a
danificação de materiais da vitima. Já o cyberbullying é praticado na internet
nas redes de relacionamento.
C) III Postar imagens,
textos, vídeos ou qualquer material que suje o caráter de uma pessoa, além de
crime é considerado cyberbullying. Essa pratica vem crescendo entre os usuários
das redes de relacionamento.
D) IV No bullying
tradicional às vitimas costumam ter aparência física frágil e instabilidade
emocional. Já no cyberbullying o agressor não precisa ser forte fisicamente
para cometer esse crime. Infelizmente, estão sendo
criadas novas formas de humilhação nas comunidades virtuais e nas redes de
relacionamentos.
A) I. B) I
e II. C) I,
II e IV. D)
I, II, III e IV.
2.
A crítica da indústria cultural e a cultura de massa é correto afirmar:
A) A cultura de massa é produzida para a classe trabalhadora.
B) É representada por FHC, Adorno e Horkheimer.
C) É representada pelo estruturalismo de
Levi-Strauss.
D) É representada pela hermenêutica de Paul
Ricoeur.
3. O etnocentrismo é uma visão de mundo
em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são
pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas
definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o
etnocentrismo
(A)
O etnocentrismo se caracteriza como dificuldade de aceitação das diversidades sociais. Os seres humanos tendem a tomar seu grupo como superior e olha com desprezo e desdém os outros.
(B)
é uma visão na qual – o sentimento e o pensamento – não
caminham juntos, estando desvinculados da história das sociedades, bem como do
dia-a-dia das nossas vidas.
(C)
é exclusivo de uma determinada época e de uma única
sociedade.
(D)
é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes.
4. Sobre o etnocentrismo é correto afirmar:
I-
ele se manifesta de forma: cultural, religiosa, política e étnica.
II-
ele se manifesta através da ideologia da supremacia do branco sobre o negro.
III-
Participação política.
A) estão corretas apenas: I e II
B) estão corretas apenas: I e III
C) estão corretas apenas: I
D) estão corretas apenas: II e III
5. Sobre o coneito de cultura de Bronislaw Malinowski é correto afirmar:
A) É um conceito Funcionalista pois tem como fundamento sociológica as ideias de Émile Durkheim.
B) É fundamentado na Escola de Frankfurt, cujos
principais representantes são Adorno e Horkheimer.
C) estruturalismo de Levi-Strauss.
D) hermenêutica de Paul Ricoeur.
6. Com relação ao conceito de cultura,
segundo as ciências sociais é correto afirmar:
I – Ruth Benedict desenvolveu o conceito de padrão cultural, destacando a prevalência de uma homogeneidade e coerência em cada cultura.
II - Bronislaw Malinoswki concebe a cultura como sistema funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes.
III -
Cultura valor – refere-se claramente a ideia de cultivar o espirito, a mente ou os pensamentos.
A) I, II e III,
apenas.
B) I e III,
apenas.
C) III apenas.
D) I apenas.
7. “Indústria
Cultural é o nome dado na década de 1940 pelos teóricos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkhheimer as
empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, jornais,
rádios, revistas, cinema, televisão e outras formas de descontração, baseadas
na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista
que transformou a cultura popular e erudita num produto comercializado. (...)
No Brasil, a indústria cultural não é homogênea, pois foca temas, assuntos e
culturas estrangeiras no lugar de ensinar e incentivar o interesse sobre a
história e as tradições do próprio país. “A televisão como mcm – meio de
comunicação de massa, estaria aqui cumprindo seu principal papel: imobilizar e
alienar o público...” (TOMAZI, 2000, p. 214).
Na sociedade capitalista a produção realizada pela indústria cultural é centralizada no interesse lucrativo, ou seja, enquanto o proletário trabalha na fábrica, na indústria ou comércio. A Indústria Cultural produz os grandes os produtos culturais. O trabalhador não precisa pensar, pois alguém é encarregado de realizar essa função”. Disponível em: http://acaodigital1.blogspot.com/2010/10/algumas-consideracoes-sobre-industria.html. Acessado em 08/11/2010.
Segundo os críticos da Indústria Cultural, a produção de
jornais, rádios, revistas, cinema, televisão, internet e outros gêneros levam o
proletário ou trabalhador a:
a)
Alienação ou adormecimento da mente.
b)
Não influência a vida das pessoas.
c)
É importante para a formação de sujeitos críticos.
d)
É apenas uma indústria como outra qualquer.
8. " A cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais inclem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas ecnomicas. Esses elementos se relacionam e influenciam a realidade social e física das diferentes sociedades" (TOMAZI, 2010, p. 173). que antropólogo analisou as regras universais do matrimonio e observou que em todas as sociedades ditas primitivas havia a proibição do incesto?
a) Claude lévi-Strauss.
b) Margath Mead.
c) Edward B. Tylor
d) Rute Cardoso.
9. Sobre o significado de cultura alma coletiva de Félix Guattari, é correto afirmar:
a) refere-se a identidade cultural de um povo.
b) refere-se a produz cultural da indústria de automóvel.
c) refere-se a produção de filmes, livros e revistas da indústria cultural.
d) refere-se a produção de novelas das emissoras de televisão brasileiras.
10.Margareth MEAD em seuo livro Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. Este converteu-se na principal pedra angular do movimento de libertação feminina, desde que assegurou que as mulheres eram as que dominavam na tribo Tchambuli (agora Chambri) de Papua-Nova Guiné (no Pacífico Oeste) sem causar nenhum problema em especial. A carência de dominação masculina poderá ter sido o resultado da proibição da guerra por parte da administração australiana. De acordo com investigações contemporâneas, os homens dominam em toda a Melanésia (embora alguns creiam que as bruxas têm poderes especiais). Outros discutiram que, todavia, há grande diversidade cultural ao longo da Melanésia e, especialmente, na grande ilha da Nova Guiné. Por outro lado, os antropólogos frequentemente não entendem a importância das redes de influência política entre as mulheres. As instituições de domínio masculino formal, típicas de algumas áreas de alta densidade populacional, não estavam presentes da mesma forma, por exemplo, em Oksapmin (província do oeste de Sepik), uma área de população mais escassa. Os padrões culturais ali eram diferentes, digamos, dos de Mt. Hagen. Eles eram mais próximos àqueles descritos por Mead.
Mead indicou que a gente de Arapesh era pacifista, embora notasse que, eventualmente, guerreavam. Por outro lado, as suas observações acerca da forma de compartir as parcelas entre os Arapesh, o ênfase igualitário na criança infantil e as relações predominantemente pacíficas mantidas entre parentes, eram muito diferentes às exibições de domínio de "grande homem" que estavam documentadas em culturas mais estratificadas de Nova Guiné, por exemplo, por Andrew Strathern. Estas observações implicavam, realmente, como ela escreveu, um padrão cultural.
Quando Margaret Mead descreveu a sua investigação aos estudantes na Universidade de Columbia, expôs sucintamente quais haviam sido os objectivos e conclusões. Um relato de primeira mão de um antropólogo que estudou com Mead nos anos 1960 e anos 1970, forneceu a seguinte informação:
Sobre as pesquisas de Margareth MEAD é correto afirmar:
b) Entre os Mundugumor, a realidade era precisamente o contrário: tanto homens como mulheres eram de temperamento bélico, ou seja, treinados para serem agressivos. c) E os Tchambuli eram diferentes dos dos anteriores. Os homens eram sensíveis e invejosos, enquanto as mulheres eram empreendoras, dinâmica extrovertidas e solídarias. d) estão corretas as alternativas: A, B e C. |
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1.
ResponderExcluir2
1a
ResponderExcluir2b
3c
4c
5c
h
ResponderExcluirj
k
l
Aluno: Ericksson Lucas Silva Roque Nª 12
ResponderExcluirM1TR04
1-d
2-a
3-a
4-a
5-a
6-a
7-a
8-a
9-a
10-d
Aluna:Juliana Chaves Da Silva
ResponderExcluirM1TR02
1.d
2.a
3.a
4.a
5.a
6.a
7.a
8.a
9.a
10.d
Aluno: Nikoly Amanda Oliveira de Sousa nº 32 sala: M1TR04
ResponderExcluir01-(d)
02-(a)
03-(a)
04-(a)
05-(a)
06-(a)
07-(a)
08-(a)
09-(a)
10-(d)
Aluna: Fernanda da Silva Pereira nº 17
ResponderExcluirTurma: M1TR02
01- d
02- a
03- a
04- a
05- a
06- a
07- a
08- a
09- a
10- d
Aluna: Thaniele Mendes nº 36
ResponderExcluirTurma: M1TR02
01- d
02- a
03- a
04- a
05- a
06- a
07- a
08- a
09- a
10- d
Gabrielly Araújo M1TR05
ResponderExcluir1 - D
2 - A
3 - A
4 - A
5 - A
6 - A
7 - A
8 - A
9 - A
10 - D
Alunas: Erica Satero n°15; Meirivane Ferreira n°27
ResponderExcluirTurma: M1TR02
01- d
02- a
03- a
04- a
05- a
06- a
07- a
08- a
09- a
10- d
Aluna: Iasmim Cardoso de Almeida n° 19
ResponderExcluirTurma: M1TR05
01 - D
02 - A
03 - A
04 - A
05 - a
06 - B
07 - A
08 - A
09 - A
10 - D
Aluna: Luciana Fernandes Bandeira
ResponderExcluirTurma: M1TR07 nª 26
01-(d)
02-(a)
03-(a)
04-(a)
05-(a)
06-(a)
07-(a)
08-(a)
09-(a)
10-(d)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAluno: Felipe do Nascimento Oliveira N°12 sala:M1TR05
ResponderExcluir1-d
2-a
3-a
4-a
5-a
6-a
7-a
8-a
9-a
10-d
francielly roberta m1tr04 n 17 1 b 2 a 3 a 4 b 5 a 6 c 7 a 8 c 9 a 10 c
ResponderExcluirAluno: Rogério Garcia N°36 sala:M1TR05
ResponderExcluir1-d
2-a
3-a
4-a
5-a
6-a
7-a
8-a
9-a
10-d
ALUNO-gusttavinho gomes N:16 SALA:M1TR05
ResponderExcluir01-d
02-a
03-a
04-a
05-a
06-b
07-a
08-a
09-a
10-d
Aluno : Camila Carolina .
ResponderExcluirTurma: M1TR05
01 - D
02 - A
03 - A
04 - A
05 - a
06 - B
07 - A
08 - A
09 - A
10 - D
italo lopes n°20 M1TR05
ResponderExcluir1-D
2-A
3-b
4-A
5-A
6-A
7-A
8-c
9-A
10-D
Aluno:itamar silva N°21 sala:M1TR05
ResponderExcluir1-d
2-a
3-a
4-a
5-a
6-a
7-a
8-a
9-a
10-d
1.d
ResponderExcluir2.a
3.a
4.c
5.a
6.a
7.c
8.b
9.a
10.b
ALUNA: fabiana fernanda fantin
turma: M1TR06
1.d
ResponderExcluir2.a
3.a
4.c
5.a
6.a
7.c
8.b
9.a
10.b
ALUNO: Antonio Marcos de jesus reis
Turma: M1TR06
Professor: Arão silva
aluna: Amanda Pinheiro
ResponderExcluirTURMA:M1TR07 N* 02
1-D
2-A
3-A
4-A
5-A
6-A
7-A
8-A
9-A
10-D
1.d
ResponderExcluir2.a
3.a
4.c
5.a
6.a
7.c
8.b
9.a
10.b
ALUNO: Rubenilson pereira costa
Turma: M1TR06
1.d
ResponderExcluir2.a
3.a
4.c
5.a
6.a
7.c
8.b
9.a
10.b
ALUNO: Rodrigo fernandes santos de sousa
Turma: M1TRO6
Aluno: Lucas Santiago De Sá Silva Nª 29
ResponderExcluirTurma: M1TR06
1-d
2-a
3-a
4-c
5-a
6-a
7-c
8-b
9-a
10-d