PROVA DE SOCIOLOGIA
1. O positivismo pode ser considerado a primeira
corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico. Para os positivistas,
A) A sociedade se assemelhava a um organismo
constituído de partes integradas e coesas.
B) A sociedade ideal era aquela expressa nos ideais
de justiça comum.
C) A propriedade privada era a raiz de todos os
males sociais.
D) O ideal de progresso relacionava-se à idéia de
liberdade, igualdade e fraternidade.
2. Em seu início, a sociologia fazendo uma
transposição dos conceitos da física e da biologia para o estudo das sociedades
e das relações acabou por desenvolver o chamado “darwinismo social”. Das
alternativas abaixo, não se relaciona à idéia de “darwinismo social”:
A) Missão civilizatória.
B) Evolução social.
C) Humanitarismo.
D) Capitalismo.
3. Segundo Durkheim, “há em toda a sociedade um
grupo determinado de fenômenos que se distinguem por caracteres definidos
daqueles que as outras ciências da natureza estudam [são] maneiras de agir, de
pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora
das consciências individuais” (DURKHEIM, As regras do método sociológico, p. 1 e 2). Neste trecho, Durkheim se refere ao principal objeto
de estudo da sociologia, qual seja,
A) A ação social.
B) O fato social.
C) O comportamento social .
D) As classes sociais.
4. Em sua obra, Da divisão do trabalho social, Durkheim apresenta pela primeira vez sua definição de
consciência coletiva. Para o referido autor,
A) A consciência coletiva se assemelha às
consciências individuais.
B) A soma das consciências individuais resulta na
consciência coletiva.
C) A consciência coletiva independe da moral vigente
numa dada sociedade.
D) A consciência coletiva vem antes das consciências
individuais.
5. Há formas de pensar, de sentir e de se comportar
que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social. A estas formas,
Durkheim denomina de:
A) Estigma social.
B) Desvio social.
C) Subversão social.
D) Fato social patológico.
6. Sobre a sociologia de Max Weber, pode-se afirmar
que:
I. Ela tem como objeto de estudo a conduta humana
dotada de sentido.
II. É tarefa do cientista social descobrir os
sentidos da ação humana.
III. Por meio dos valores sociais e de sua motivação
o indivíduo dá sentido à sua ação.
IV. Na relação social o sentido de uma ação deve ser
compartilhado.
Estão corretas:
A) I e III apenas.
B) II e III apenas.
C) Todas.
D) III e IV apenas.
7. Em sua obra, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber procura as relações entre um dado tipo de
comportamento religioso e o desenvolvimento do capitalismo. Neste texto, o
autor defende a idéia de que:
A) O protestantismo, na sua vertente puritana, criou
o capitalismo.
B) O enriquecimento da Igreja Protestante contribuiu
para o desenvolvimento do capitalismo no mundo.
C) Não existe uma relação direta entre uma ética
religiosa ascética e a organização econômica da sociedade.
D) Há uma relação entre o comportamento religioso
protestante e o capitalismo, sendo que esta relação se dá por meio de valores
introjetados pelos indivíduos e transformados em motivos da ação social.
8. Segundo Marx, “os filósofos se limitaram a interpretar
o mundo de diferentes maneiras; mas o que importa é transformá-lo”. Para o
autor, a transformação,
A) A transformação é um ato do pensamento.
B) A transformação é um ato histórico.
C) A inteligência conduz à tomada de consciência que
conduz, por sua vez, à transformação da sociedade.
D) A transformação histórica é fruto do
desenvolvimento econômico.
9. O desenvolvimento do capitalismo, o processo de
industrialização, a propriedade privada e o assalariamento do trabalhador
separaram-no dos meios de produção, os quais se tornaram propriedade privada do
capitalista. Tal interpretação da realidade se relaciona, em Marx, ao conceito
de:
A) Ideologia.
B) Fetichização.
C) Alienação.
D) Anomia
10. De acordo com Marx, há um fenômeno no qual a
mercadoria produzida pelo trabalhador eleva-se, diviniza-se e ao mesmo tempo
aquele que a produziu, o trabalhador, transforma-se em coisa, rebaixa-se. A
este fenômeno Marx denominou de:
A) Fetichização da mercadoria.
B) Reificação da mercadoria.
C) Alienação.
D) Modo de produção.
11. É correto afirmar que a sociologia, enquanto
conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só aparece no Brasil a partir
da década de 30 do século próximo passado. Sobre este período pode-se afirmar
que:
I. Há um crescente interesse por se conhecer o
Brasil como ele era e não como mostrado sob a visão
etnocêntrica européia.
II. Surgem intelectuais de renome como Caio Prado
Junior, Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Hollanda e
Fernando de Azevedo.
III. Gilberto Freire publica o livro que se tornaria
um clássico da sociologia brasileira: Casa Grande e Senzala.
IV. Plinio Salgado foi o grande defensor do
movimento modernizador da sociedade brasileira.
Das afirmativas dadas:
A) apenas III e IV estão incorretas.
B) apenas IV está incorreta.
C) apenas I, II e IV estão incorretas.
D) apenas III está incorreta.
12. Florestan Fernandes foi um dos mais importantes
sociólogos do Brasil na década de 50 do século próximo passado. Segundo este
autor,
A) A sociedade deve ser interpretada a partir de sua
superestrutura.
B) O estudo sociológico sistemático, marcado pela
neutralidade científica, deve abster-se de qualquer tipo de militância.
C) A sociedade pode ser estudada pelos fundamentos
de sua organização e por suas conjunturas históricas.
D) A sociedade deve ser estudada levando-se em
consideração os referenciais weberianos de ação e relação social.
13. Antropólogo brasileiro militante, influenciado
pela teoria marxista, buscou interpretar as raízes históricas da situação das
populações indígenas, bem como apresentar respostas a esta situação. Para este
autor, a questão indígena estava diretamente relacionada ao “processo
civilizatório a partir dos dentros hegemônicos”. O texto apresentado refere-se
a:
A) Florestan Fernandes.
B) Celso Furtado.
C) Sérgio Buarque de Hollanda.
D) Darcy Ribeiro.
14. Segundo Durkheim, “A educação é ação exercida,
pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas
para a vida social; (...)”. Partindo do exposto, pode-se dizer que NÃO faz
parte da concepção durkheimiana sobre a educação:
A) A educação relaciona-se com a constituição e
desenvolvimento espontâneo do ser individual
B) A educação é uma socialização metódica das novas
gerações
C) A educação relaciona-se com a constituição do ser
social
D) A educação relaciona-se com a constituição e
desenvolvimento espontâneo do ser individual.
15. O atual processo de globalização pode ser
definido como a “intensificação das relações sociais em escala mundial que
ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são
modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Tais
acontecimentos locais podem se deslocar numa direção anversa às relações muito
distanciadas que os modelam”. Das frases abaixo, não se refere ao processo de
globalização:
A) A globalização envolve a organização e exercício
do poder social em escala transnacional e intercontinental.
B) A globalização implica em mudança histórica
fundamental na escala das organizações econômicas e sociais contemporâneas.
C) A globalização é um processo que se refere
exclusivamente à esfera econômica não afetando outros
segmentos da vida social.
D) A globalização se constitui num processo
multidimensional em que o crescimento dos padrões de interconexão global alcança
todas as esferas institucionais.
16. Para António Gramsci, há um processo lento e
complexo nas sociedades complexas de luta pelo poder político, o qual o autor
denomina de hegemonia. Neste processo, os intelectuais desempenham um papel
importante, pois são responsáveis por organizar a cultura. Além do mais, a
eliminação de toda desigualdade e injustiça passa por uma reforma intelectual e
moral. Neste sentido, o objetivo dos intelectuais da classe dos dominados é a:
A) Contra-hegemonia.
B) Hegemonia.
C) Luta de classes.
D) Instauração da Revolução.
17. Para Otávio Ianni, em tempos de globalização,
“os meios de comunicação de massa, potenciados por essas tecnologias, rompem ou
ultrapassam fronteiras, culturas, idiomas, religiões, regimes políticos, diversidades
e desigualdades socioeconômicas e hierarquias raciais, de sexo, e idade”
(IANNI, Teorias da globalização, p. 120).
Para o referido autor, neste contexto,
A) A mídia eletrônica tem o papel de socializar a
informação de forma rápida e contextual.
B) A mídia eletrônica desempenha o papel de
intelectual orgânico dos centros mundiais de poder.
C) A mídia global é monolítica, estando acima das
divergências políticas, culturais e religiosas.
D) A mídia global produz o homem unidimensional.
18. Sobre a globalização dos mercados financeiros e
a formação de espaços globais de produção e o avanço do comércio nos tempos
atuais, pode-se afirmar que:
I. Os Estados diminuem sua capacidade de controlar
suas políticas monetárias, fiscais e creditícias.
II. Os Estados tendem a se fortalecer, a controlar a
economia local e a buscar soluções locais e regionais para as crises
financeiras.
III. A política econômica local desvincula-se da
política econômica mundial.
IV. O espaço econômico local tende a se dissolver em
uma economia mais ampla.
Estão corretas:
A) II e III.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) I e IV.
19. Segundo Marx, toda a realidade histórica acaba
gerando em seu ventre contrições tão agudas, que conduziram a sua própria
superação. A esta lei que procura explicar o desenvolvimento estrutural da
realidade histórica, Marx denomina de:
A) Antagonismo social.
B) Luta de classes.
C) Materialismo dialético.
D) Relações de produção.
20. Para Augusto Comte, considerado um dos pioneiros
do pensamento sociológico na França, toda a sociedade deve fundar-se sobre o
ideal de “Ordem e Progresso”, sendo que o progresso é o desenvolvimento da
ordem. Ordem e progresso apontam, portanto, para dois conceitos importantes no
pensamento sociológico de Comte, quais sejam:
A) estática e dinâmica social.
B) manutenção e desenvolvimento da ordem.
C) estática e desenvolvimento científico.
D) fato social e ação social.
21. Durkheim distinguia dois tipos de solidariedade,
indispensáveis à coesão social: a mecânica e a orgânica. Para o autor, o motor
de transformação de toda e qualquer sociedade estava na passagem da
solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica. Assim, em Durkheim,
A) A solidariedade orgânica predominava nas
sociedades pré-capitalistas e a mecânica nas sociedades
capitalistas.
B) A solidariedade mecânica predominava nas
sociedades pré-capitalistas e a orgânica nas sociedades
capitalistas.
C) Na solidariedade mecânica encontra-se uma
detalhada divisão do trabalho social.
D) Na solidariedade orgânica, os indivíduos se
identificam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes.
22. A perspectiva sociológica, defendida por
BOURDIEU E PASSERON, afirma que a escola:
A) É uma instituição onde as estratificações de
classe, gênero e étnicas não estão presentes, pois cabe à escola uma
neutralidade nestas questões.
B) É uma instituição que permite, de maneira
homogênea, aos educandos o sucesso e a garantia de ascendência na estrutura
social.
C) É uma instituição que prepara o indivíduo para a
vida.
D) É uma instituição que dissimula as reproduções
das relações sociais e de poder das sociedades.
23. Leia o texto abaixo:
“O rendimento escolar da ação escolar depende do
capital cultural previamente investido pela família e que o rendimento
econômico e social do certificado escolar depende do capital social – também
herdado – que pode ser colocado a seu serviço”. (PIERRE BOURDIEU). Diante do
pensamento exposto, pode-se verificar que:
A) Crianças socialmente privilegiadas dispõem de
vantagens expressivas adquiridas no seu meio social,
alcançando, assim,
maior probabilidade de sucesso.
B) O capital cultural herdado possibilita o sucesso
do educando independente da classe social que ele integra.
C) As crianças, por meio da educação básica escolar,
recebem o capital cultural necessário para o seu
desenvolvimento intelectual e futuro sucesso
profissional.
D) O futuro sucesso do educando está intimamente
relacionado com a aquisição do certificado escolar que ele receberá.
24. Gramsci entende que existe uma classe de
intelectuais diretamente relacionada com os interesses da classe que ascende ao
poder. Tal classe tem por objetivo gerar homogeneidade e coerência interna à
concepção de mundo que interessa à classe dominante, ou seja, fazer com que
todos pensem como a classe dominante. Esta classe de intelectual é descrita por
ele como:
A) Intelectual tradicional.
B) Intelectual hegemônico.
C) Intelectual orgânico.
D) Intelectual ideológico.
25. Segundo Louis Althusser, a escola, a família e
os sistemas jurídico, político, de informação, cultural, contribuem por manter
a dominação e exploração da classe dominante sobre os dominados. Estas
instituições são denominadas pelo autor como:
A) Aparelhos repressivos do Estado.
B) Aparelhos ideológicos do Estado.
C) Classes hegemônicas da sociedade.
D) Instituições produtoras de violência simbólica.
26. Complete as lacunas:
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a
União aplicará, anualmente, nunca menos de _____ e os Estados, o Distrito
Federal e os Municípios _____, no mínimo, da receita resultante de impostos na
manutenção e desenvolvimento do ensino.
Completam os claros, respectivamente
A) 12% / 20%.
B) 18% / 20%.
C) 18% / 25%.
D) 20% / 18%.
27. Analise as afirmações:
I. O acesso ao ensino fundamental é direito público
subjetivo.
II. Para garantir esse direito, qualquer cidadão,
grupo de cidadãos, organização sindical, entidades de classe ou outra
legalmente constituída, poderá acionar o Poder Público para exigi-lo.
III. Comprovada a negligência da autoridade
competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser
imputada por crime de responsabilidade.
Marque, segundo a Lei de Diretrizes e Bases:
A) Se todas as afirmações estiverem corretas.
B) Se apenas a afirmação I estiver correta.
C) Se apenas as afirmações I e II estiverem
corretas.
D) Se apenas as afirmações I e III estiverem
corretas.
28. A criança e o adolescente têm direito à
liberdade, ao respeito, à dignidade como pessoas humanas, em processo de
desenvolvimento e como sujeitos a direitos civis, humanos e sociais garantidos
na Constituição. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da
integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo:
I. a preservação da imagem;
II. a preservação do direito de ir e vir e estar nos
logradouros públicos;
III. a preservação da identidade;
IV. a preservação da autonomia;
V. a preservação dos espaços e objetos pessoais;
VI. a preservação dos valores, ideias e crenças.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,
estão corretos os itens da alternativa:
A) I, II, III, IV, V e VI.
B) I, III, IV, V e VI apenas.
C) II, III, IV e VI apenas.
D) I, III e IV apenas.
29. Para a legitimidade e a efetividade da
implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito para
nove anos de duração há necessidade de:
I. ações formativas da opinião pública;
II. condições pedagógicas;
III. condições financeiras, materiais e
administrativas;
IV. condições de recursos humanos;
V. acompanhamento em todos os níveis da gestão
educacional;
VI. avaliação contínua em todos os níveis da gestão
educacional.
Completam corretamente a proposta da questão os
itens da alternativa:
A) I, II, III, IV, V e VI.
B) II, III, IV e VI apenas.
C) II, IV, V e VI apenas.
D) I, II, IV e VI apenas.
30. Analise as afirmações:
Combater o racismo, trabalhar pelo fim da
desigualdade social e racial, não são tarefas exclusivas da escola, mas o racismo,
as desigualdades e discriminações correntes na sociedade perpassam por ela.
Para obter êxito no combate ao racismo, às
desigualdades e discriminações, a escola e seus professores não podem
improvisar. Têm que:
I. desfazer a mentalidade racista e discriminadora
secular.
II. superar o etnocentrismo europeu.
III. reestruturar relações étnico-raciais e sociais.
IV. desalienar processos pedagógicos.
V. criar “pedagogias” de combate ao racismo e à
discriminação.
Marque, segundo a Resolução CNE/CP n.° 1/2004:
A) Se apenas as afirmações III, IV e V forem
verdadeiras.
B) Se apenas as afirmações II, III e V forem
verdadeiras.
C) Se apenas as afirmações I, II e IV forem
verdadeiras.
D) Se todas as afirmações forem verdadeiras.
31. São considerados professores capacitados para
atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais
especiais aqueles que comprovem que, em sua formação de nível médio ou
superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao
desenvolvimento de competências e valores para:
I. identificar as necessidades educacionais
especiais para definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de
estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos,
etc.
II. flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes
áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de
aprendizagem.
III. avaliar continuamente a eficácia do processo
educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais.
IV. atuar em equipe, inclusive com professores
especializados em educação especial.
V. assistir o professor de classe comum nas práticas
que são necessárias para promover a inclusão dos alunos.
Marque, de acordo com a Resolução CNE/CEB 2/2001:
A) Se apenas estiverem corretas as afirmações II,
III e IV.
B) Se apenas estiverem corretas as afirmações I, II,
IV e V.
C) Se apenas estiverem corretas as afirmações I, II,
III e V.
D) Se todas as afirmações estiverem corretas.
32. Analise as afirmações contidas na Deliberação
CEE n.° 05/2000:
I. Os alunos que apresentem necessidades
educacionais especiais decorrentes de deficiências graves que requeiram
adaptações curriculares tão significativas que a escola comum ainda não tenha
conseguido prover, deverão ser atendidos em caráter excepcional em escolas
especiais.
II. A escola de educação especial deverá cumprir um
mínimo de 180 dias letivos e 600 horas para o ensino fundamental e médio.
III. A equipe da escola especial, com a participação
da família, deve promover estudos de caso, envolvendo profissionais de saúde e
de outras áreas como subsídio para decidir a programação educacional a ser
cumprida.
IV. A avaliação do desempenho escolar dos alunos com
necessidades especiais atendidos em classes comuns, nas classes especiais e nas
escolas especiais, deverá ser contínua e cumulativa com prevalência dos
aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
São corretas as afirmações contidas na alternativa:
A) I, II e III apenas.
B) I, III e IV apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II, III e IV.
33. Complete a lacuna:
A concretização do ideal de uma escola de sucesso
para todos, de acordo com o Parecer CNE n.° 4/98, faz-se conforme
______________________________________________________________ que revelem sua
qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de alunos e professores.
Múltiplas formas de diálogo e de trabalho diversificado devem ser garantidas
como recursos de aprendizagem e de fortalecimento de identidades pessoais.
A) o plano de ensino, o Projeto Político-Pedagógico
e o currículo adequado.
B) o projeto pedagógico, o regime de ciclos e a
progressão continuada.
C) o currículo, o Plano de ensino e as metodologias
diferenciadas.
D) o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação
dos processos educacionais.
34. As escolas de ensino fundamental, integrantes do
sistema estadual paulista de ensino, devem concentrar seus esforços no sentido
de envolver os seguintes princípios:
I. zelar por medidas que assegurem o acesso ao saber
a todos os alunos.
II. valorizar a participação e a inserção infantil e
juvenil nas escolas.
III. envolver as famílias no trabalho escolar.
IV. promover controle social sobre a qualidade do
atendimento educacional.
São princípios definidos na Indicação CEE n.° 08/2001:
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, III e IV apenas.
35. Um projeto pedagógico que inclua os educandos
com necessidades educacionais especiais deverá seguir as mesmas diretrizes já
traçadas pelo Conselho Nacional de Educação para a educação infantil, o ensino
fundamental, o ensino médio, a educação profissional de nível técnico, a
educação de jovens e adultos e a educação escolar indígena. Entretanto, esse
projeto deverá atender ao princípio da ___________, para que o acesso ao
currículo seja adequado às condições dos discentes, respeitando seu caminhar
próprio e favorecendo seu progresso escolar.
A) simplificação.
B) adaptação.
C) complementação.
D) flexibilização.
36. A função social da escola pode ser definida como
a formação do cidadão para participar da vida em sociedade. Para isso há que se
ter uma escola cidadã que é:
I. o “lócus” central do processo educativo.
II. o lugar onde se dá a formação da cidadania ativa
e se iniciam as transformações na educação.
III. o ponto nodal de toda mudança na educação.
IV. aquela que se assume como um centro de direitos,
como um centro de deveres.
V. aquela que viabiliza a cidadania de quem está
nela e de quem vem a ela.
VI. uma escola que, brigando para ser ela mesma,
viabiliza a luta para que os educadores e os educandos também sejam eles
mesmos.
Marque:
A) Se apenas os itens I, II, V e VI forem coerentes
com os princípios constitucionais.
B) Se apenas os itens II, III e V forem coerentes
com os princípios constitucionais.
C) Se todos os itens forem coerentes com os
princípios constitucionais.
D) Se apenas as itens II, III, IV e V forem
coerentes com os princípios constitucionais.
37. A pedido do Conselho Nacional de Secretários de
Educação, o Instituto Paulo Freire realizou uma pesquisa sobre “gestão
democrática” do ensino público. Levantou-se então alguns parâmetros dessa
gestão:
I. capacitar todos os seguimentos – não só
professores, mas pais, alunos, etc.
II. consultar a comunidade escolar – uma gestão
democrática implica permanente consulta.
III. institucionalizar a gestão democrática a qual
para ser eficaz precisa ser regulamentada, deixando claro quais as regras de
participação.
IV. lisura nos processos de definição da gestão –
escolhas transparentes.
V. agilização das informações e transparência nas
negociações.
Marque:
A) Se apenas as afirmações I, III e V completarem
corretamente a proposta da questão.
B) Se apenas as afirmações II, III e IV completarem
corretamente a proposta da questão.
C) Se apenas as afirmações II, IV e V completarem
corretamente a proposta da questão.
D) Se todas as afirmações completarem corretamente a
proposta da questão.
38. A prática de todo professor, mesmo de forma
inconsciente, sempre pressupõe uma concepção de ensino aprendizagem que determina
a compreensão dos papéis de professor e aluno, da metodologia, da função social
da escola e dos conteúdos a serem trabalhados.
A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa
evidente a influência dos grandes movimentos internacionais, e de nossa história
política, social e cultural, a cada período em que são consideradas.
Pode-se identificar, na tradição pedagógica
brasileira, a presença de quatro grandes tendências:
A) a tradicional – a behaviorista – a tecnicista e a
apriorística ou sócio-histórica.
B) a jesuítica – a escolanovista – a mecanicista e a
sócio-interacionista.
C) a tradicional – a renovada – a tecnicista e
aquelas marcadas centralmente por preocupações sociais e
políticas.
D) a tradicional – a escolanovista – a
construtivista e a sócio-interacionista.
39. Analise:
I. A autonomia, na escola cidadã, pressupõe a
alteridade, a participação, a liberdade de expressão, o trabalho coletivo na
sala de aula, na sala dos professores, na escola e fora dela.
II. A educação enquanto processo de conscientização
(desalienação) tem tudo a ver com a própria autonomia.
III. Como a autonomia se fundamenta no pluralismo
político-pedagógico, garante a mudança possível no próprio sistema educacional.
IV. Os direitos dos alunos, assim, serão respeitados
e ampliados na medida em que no interior da escola,
garantirmos a possibilidade de um trabalho voltado
para a autonomia pessoal e para a educação cidadã.
Marque:
A) Se apenas as afirmações I, III e IV estiverem
corretas.
B) Se todas as afirmações estiverem corretas.
C) Se apenas as afirmações II, III e IV estiverem
corretas.
D) Se apenas as afirmações I e IV estiverem
corretas.
40. Beatriz, diretora de uma escola, empenhada em
implementar uma gestão democrática e participativa e também a produção coletiva
de conhecimento pedagógico,
I. realiza vários seminários com a comunidade para
debater concepções de ensino e explicar qual a concepção “usada” na escola.
II. estimula as reuniões de professores de diversas
áreas, indicando precisamente os temas para discussão.
III. valoriza a produção coletiva e interdisciplinar
do material didático-pedagógico, atendendo às demandas do contexto
sociocultural da escola.
IV. convoca todo o pessoal envolvido na escola
(alunos, pais, professores, funcionários) para que possam
expressar dúvidas e insatisfações e receber as
normas legais para funcionamento da escola.
V. organiza “grupos de pais” para que assistam a
palestras sobre educação familiar para que aprendam regras, normas reguladoras
do comportamento dos filhos.
Após analisar a proposta da questão, marque:
A) Se apenas a afirmativa III estiver correta.
B) Se apenas as afirmativas I, II e III estiverem
corretas.
C) Se apenas as afirmativas III, IV e V estiverem
corretas.
D) Se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem
corretas.
41. No cotidiano do professor, as conceituações de
pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade devem
estar bem claras para que a prática pedagógica não fique desvinculada da
natureza e finalidade da educação. Analise:
I. em uma abordagem interdisciplinar há um
entrelaçamento do conteúdo e linguagem proporcionando condições para um
desenvolvimento integral do ser humano.
II. o agrupamento pluridisciplinar ainda é o mais
observado e praticado, facilitando em parte a visão analíticasintética realizada
pelo aluno.
III. na prática pedagógica do professor o
agrupamento multidisciplinar é desaconselhável, pois não “trabalha” o aluno
como um todo, esquecendo o sincretismo infantil, ou seja, a leitura
multidimensional e simultânea do mundo.
Marque:
A) Se estiverem corretas apenas as afirmações I e
III.
B) Se estiver correta apenas a afirmação I.
C) Se estiver correta apenas a afirmação III.
D) Se estiverem corretas as afirmações I, II e III.
Use o texto inicial para responder às questões 42 e
43.
São várias as teorias sobre o desenvolvimento e o
processo de ensino/aprendizagem. Cada uma dessas teorias baseia-se num “modelo”
de ser humano, isto é, cada uma delas considera o aluno de modo diferente.
42. Complete
a lacuna:
• Os
adeptos da concepção __________ afirmam que o desenvolvimento do ser humano
depende do seu
ambiente, dos estímulos do meio em que ele vive, das
experiências pelas quais ele passa. Não dão importância à maturação biológica,
nem às capacidades mentais da pessoa como suas aptidões, sua inteligência, sua
vontade, seus sentimentos. Apenas os fatores externos (objetivos) são
considerados
importantes.
A) subjetivista.
B) empirista.
C) inatista.
D) interacionista.
43. Complete a lacuna:
A teoria __________ afirma que, ao nascer, a criança
vem equipada com aptidões, capacidades e possibilidades que irão amadurecendo
até sua transformação em um adulto. Suas capacidades estão pré-formadas. Ao
considerar o desenvolvimento humano, essa teoria dá muita importância aos
fatores internos, endógenos, atribuindo menos importância ao ambiente.
Para essa teoria, a adequação é um processo de
dentro para fora. O aluno é ativo. O professor atua nos níveis de desenvolvimento
já atingidos.
A) objetivista.
B) construtivista.
C) empirista.
D) inatista.
44. A queixa dos professores em relação à
indisciplina em sala de aula e na escola tem sido muito forte. Através de depoimentos
de alunos e professores, podemos perceber alguns focos das queixas como: o
desinteresse dos alunos, influência negativa dos meios de comunicação, a
família que não cumpre seu papel, a escola que não apóia o professor, a
(des)organização da sociedade e a própria relação pedagógica. Dá para perceber
que é complexo o problema da indisciplina e pede, para seu enfrentamento, a
ajuda de um conjunto de áreas do conhecimento como:
I. Sociologia, Antropologia e História.
II. Psicanálise e Ética.
III. Política, Economia e Comunicação Social.
IV. Psicologia e Tecnologia.
V. Outros saberes pedagógicos.
Estão corretas:
A) I, II e IV apenas.
B) I, II, III, IV e V.
C) II e IV apenas.
D) I e V apenas.
45. Segundo o construtivismo, a nova estrutura
cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de
conhecimentos, os quais podem ser definidos como as
representações que possuímos num dado momento de nossa existência sobre algum
objeto de conhecimento. Ao longo da vida, esses esquemas tornam-se mais
complexos, mais adaptados à realidade, mais ricos em relações e podem ser
modificados e revisados. Diante disso, podemos concluir que a natureza dos
esquemas de um aluno depende:
A) da capacidade de reter o maior número de
informações em sua memória.
B) de seu nível de desenvolvimento e dos
conhecimentos prévios que pôde construir.
C) da capacidade de elaborar o maior número possível
de esquemas cada vez mais numerosos e complexos.
D) do estágio de desenvolvimento cognitivo, uma vez
que a rede de esquemas só se desenvolve no estágio das operações formais.
46. Analise as afirmações sobre Inclusão:
I. Os benefícios das escolas inclusivas tornam-se
muito mais pronunciados quando os efeitos positivos são contrastados com os
efeitos negativos da exclusão.
II. As instituições segregadas são prejudiciais aos
alunos tanto do ponto de vista social como acadêmico e
ocupacional.
III. As pessoas segregadas não são conduzidas à
independência e à competência, mas a uma sensação total de isolamento.
IV. A educação em ambientes segregados gera um
sentimento de inferioridade, afetando a motivação da pessoa para aprender e a
autoestima.
Marque:
A) Se apenas forem verdadeiras as afirmações II, III
e IV.
B) Se apenas forem verdadeiras as afirmações I, III
e IV.
C) Se todas as afirmações forem verdadeiras.
D) Se nenhuma das afirmações for verdadeira.
47. Analise as afirmações:
I. Ensinar exige criticidade e a necessária promoção
da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma
rigorosa formação ética.
II. Mulheres e homens, seres histórico-sociais, tornam-se
capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de
romper e assim se fazem éticos.
III. Não é possível pensar em educadores longe da
ética, quanto mais fora dela, porque estar longe, ou, pior, fora dela é uma
transgressão.
IV. Quando não há ética, a experiência educativa
transforma-se em puro treinamento técnico, amesquinhando o que há de
fundamentalmente humano no exercício educativo: seu caráter formador.
Marque:
A) Se nenhuma afirmação estiver incorreta.
B) Se apenas estiver incorreta a afirmação II.
C) Se apenas estiver incorreta a afirmação I.
D) Se apenas estiver incorreta a afirmação IV.
48. Na concepção sócio-interacionista é essencial
para a formação do pensamento e da personalidade, a interação que o indivíduo
estabelece com o meio e com os outros indivíduos. Às vezes, pensamos e
interagimos “conversando com nossos botões”, mantendo um diálogo interior,
levantando mentalmente várias posições sobre um assunto. Esse “processo” de
interação depende de um tipo especial de fala: a fala interna. E tal pensamento
tem o nome de:
A) pensamento dialógico.
B) pensamento interativo.
C) projeção mental.
D) pensamento discursivo.
49. A educação para a cidadania requer que questões
sociais sejam apresentadas para aprendizagem e reflexão dos alunos e dentre
elas muitas poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho
escolar, uma vez que o que as norteia, a construção da cidadania e a
democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões
da vida social.
Foram estabelecidos então os seguintes critérios
para escolhê-los:
I. urgência nacional.
II. possibilidade de ensino aprendizagem no ensino
básico.
III. abrangência nacional.
IV. favorecer a compreensão da realidade e a
participação social.
V. possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino
fundamental.
VI. soberania nacional.
Estão corretos os itens:
A) I, II, III, IV e VI apenas.
B) III, IV e V apenas.
C) I, III, IV e V apenas.
D) I, III e IV apenas.
50. Para enfrentar os desafios das situações atuais
de ensino, o profissional de educação precisa:
I. da competência do conhecimento.
II. de estudos de aperfeiçoamento.
III. de sensibilidade ética.
IV. de remuneração à altura da função.
V. de consciência política.
Estão corretos os itens da alternativa:
A) I, II, III e V apenas.
B) I, III e V apenas.
C) I, II, III, IV e V.
D) II, III e IV apenas.
51. Florestan Fernandes e outros intelectuais da chamada escola
paulista de sociologia privilegiam em suas análises sobre a formação social
brasileira um enfoque:
A) weberiano.
B) marxista.
C) durkheimiano.
D) FHC.
E) keynesiano.
52. No pensamento sociológico dos anos 1930 despontam os nomes
de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda,
autores dos clássicos e Casa Grande & Senzala e Raízes do Brasil,
respectivamente. Essas obras têm como foco temático comum:
A) a luta de classes na sociedade rural.
B) a formação do Estado nacional.
C) a democratização do ensino.
D) a escravidão do negro.
E) a estrutura patriarcal
brasileira.
53. A sociedade moderna é definida de diferentes maneiras pelos
cientistas sociais do século XIX. Para
Karl Marx, a característica fundamental da modernidade é:
A) o desaparecimento das estruturas feudais e teológicas.
B) o antagonismo da ordem social associado ao capitalismo.
C) a igualdade progressiva das condições sociais e econômicas.
D) a crescente divisão social do trabalho.
E) a organização cada vez mais
burocrática e racional.
54. 42. Os indivíduos na sociedade moderna vão adquirindo cada
vez mais autonomia em relação à sociedade, embora dependam cada vez mais dessa
sociedade para sobreviverem. Esse raciocínio está relacionado ao pensamento de:
A) Augusto Comte.
B) Karl Marx.
C) Émile Durkheim.
D) MaxWeber.
E) Talcott Parsons.
55. 46. No que diz respeito à escola econômica de Chicago, é
correto dizer que seus membros conferem grande ênfase ao:
A) planejamento estatal da economia.
B) mercado livre como método de organização econômica.
C) papel moderado do Estado na expansão das atividades
econômicas.
D) controle governamental efetivo sobre o fluxo de capitais.
E) aumento da produção com vista ao bem-estar do conjunto dos
indivíduos.
56. O sistema teórico desenvolvido pelo sociólogo americano
Talcott Parsons é chamado de:
A) neopositivismo.
B) behaviorismo.
C) sociologia compreensiva.
D) estrutural-funcionalismo.
E) evolucionismo.
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