sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PROVA DE SOCIOLOGIA


 PROVA DE  SOCIOLOGIA
 
 
1. O positivismo pode ser considerado a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico. Para os positivistas,

A) A sociedade se assemelhava a um organismo constituído de partes integradas e coesas.

B) A sociedade ideal era aquela expressa nos ideais de justiça comum.

C) A propriedade privada era a raiz de todos os males sociais.

D) O ideal de progresso relacionava-se à idéia de liberdade, igualdade e fraternidade.

 

2. Em seu início, a sociologia fazendo uma transposição dos conceitos da física e da biologia para o estudo das sociedades e das relações acabou por desenvolver o chamado “darwinismo social”. Das alternativas abaixo, não se relaciona à idéia de “darwinismo social”:

 

A) Missão civilizatória.

B) Evolução social.

C) Humanitarismo.

D) Capitalismo.

 

3. Segundo Durkheim, “há em toda a sociedade um grupo determinado de fenômenos que se distinguem por caracteres definidos daqueles que as outras ciências da natureza estudam [são] maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora das consciências individuais” (DURKHEIM, As regras do método sociológico, p. 1 e 2). Neste trecho, Durkheim se refere ao principal objeto de estudo da sociologia, qual seja,

 

A) A ação social.

B) O fato social.

C) O comportamento social .

D) As classes sociais.

 

4. Em sua obra, Da divisão do trabalho social, Durkheim apresenta pela primeira vez sua definição de consciência coletiva. Para o referido autor,

A) A consciência coletiva se assemelha às consciências individuais.

B) A soma das consciências individuais resulta na consciência coletiva.

C) A consciência coletiva independe da moral vigente numa dada sociedade.

D) A consciência coletiva vem antes das consciências individuais.

5. Há formas de pensar, de sentir e de se comportar que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social. A estas formas, Durkheim denomina de:

A) Estigma social.

B) Desvio social.

C) Subversão social.

D) Fato social patológico.

 

6. Sobre a sociologia de Max Weber, pode-se afirmar que:

I. Ela tem como objeto de estudo a conduta humana dotada de sentido.

II. É tarefa do cientista social descobrir os sentidos da ação humana.

III. Por meio dos valores sociais e de sua motivação o indivíduo dá sentido à sua ação.

IV. Na relação social o sentido de uma ação deve ser compartilhado.

Estão corretas:

A) I e III apenas.

B) II e III apenas.

C) Todas.

D) III e IV apenas.

 

7. Em sua obra, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber procura as relações entre um dado tipo de comportamento religioso e o desenvolvimento do capitalismo. Neste texto, o autor defende a idéia de que:

A) O protestantismo, na sua vertente puritana, criou o capitalismo.

B) O enriquecimento da Igreja Protestante contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo no mundo.

C) Não existe uma relação direta entre uma ética religiosa ascética e a organização econômica da sociedade.

D) Há uma relação entre o comportamento religioso protestante e o capitalismo, sendo que esta relação se dá por meio de valores introjetados pelos indivíduos e transformados em motivos da ação social.

 

8. Segundo Marx, “os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; mas o que importa é transformá-lo”. Para o autor, a transformação,

A) A transformação é um ato do pensamento.

B) A transformação é um ato histórico.

C) A inteligência conduz à tomada de consciência que conduz, por sua vez, à transformação da sociedade.

D) A transformação histórica é fruto do desenvolvimento econômico.

 

9. O desenvolvimento do capitalismo, o processo de industrialização, a propriedade privada e o assalariamento do trabalhador separaram-no dos meios de produção, os quais se tornaram propriedade privada do capitalista. Tal interpretação da realidade se relaciona, em Marx, ao conceito de:

A) Ideologia.

B) Fetichização.

C) Alienação.

D) Anomia

10. De acordo com Marx, há um fenômeno no qual a mercadoria produzida pelo trabalhador eleva-se, diviniza-se e ao mesmo tempo aquele que a produziu, o trabalhador, transforma-se em coisa, rebaixa-se. A este fenômeno Marx denominou de:

A) Fetichização da mercadoria.

B) Reificação da mercadoria.

C) Alienação.

D) Modo de produção.

11. É correto afirmar que a sociologia, enquanto conhecimento sistemático e metódico da sociedade, só aparece no Brasil a partir da década de 30 do século próximo passado. Sobre este período pode-se afirmar que:

I. Há um crescente interesse por se conhecer o Brasil como ele era e não como mostrado sob a visão

etnocêntrica européia.

II. Surgem intelectuais de renome como Caio Prado Junior, Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Hollanda e

Fernando de Azevedo.

III. Gilberto Freire publica o livro que se tornaria um clássico da sociologia brasileira: Casa Grande e Senzala.

IV. Plinio Salgado foi o grande defensor do movimento modernizador da sociedade brasileira.

Das afirmativas dadas:

A) apenas III e IV estão incorretas.

B) apenas IV está incorreta.

C) apenas I, II e IV estão incorretas.

D) apenas III está incorreta.

 

12. Florestan Fernandes foi um dos mais importantes sociólogos do Brasil na década de 50 do século próximo passado. Segundo este autor,

A) A sociedade deve ser interpretada a partir de sua superestrutura.

B) O estudo sociológico sistemático, marcado pela neutralidade científica, deve abster-se de qualquer tipo de militância.

C) A sociedade pode ser estudada pelos fundamentos de sua organização e por suas conjunturas históricas.

D) A sociedade deve ser estudada levando-se em consideração os referenciais weberianos de ação e relação social.

 

13. Antropólogo brasileiro militante, influenciado pela teoria marxista, buscou interpretar as raízes históricas da situação das populações indígenas, bem como apresentar respostas a esta situação. Para este autor, a questão indígena estava diretamente relacionada ao “processo civilizatório a partir dos dentros hegemônicos”. O texto apresentado refere-se a:

A) Florestan Fernandes.

B) Celso Furtado.

C) Sérgio Buarque de Hollanda.

D) Darcy Ribeiro.

 

 

14. Segundo Durkheim, “A educação é ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; (...)”. Partindo do exposto, pode-se dizer que NÃO faz parte da concepção durkheimiana sobre a educação:

A) A educação relaciona-se com a constituição e desenvolvimento espontâneo do ser individual

B) A educação é uma socialização metódica das novas gerações

C) A educação relaciona-se com a constituição do ser social

D) A educação relaciona-se com a constituição e desenvolvimento espontâneo do ser individual.

 

15. O atual processo de globalização pode ser definido como a “intensificação das relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção anversa às relações muito distanciadas que os modelam”. Das frases abaixo, não se refere ao processo de globalização:

A) A globalização envolve a organização e exercício do poder social em escala transnacional e intercontinental.

B) A globalização implica em mudança histórica fundamental na escala das organizações econômicas e sociais contemporâneas.

C) A globalização é um processo que se refere exclusivamente à esfera econômica não afetando outros

segmentos da vida social.

D) A globalização se constitui num processo multidimensional em que o crescimento dos padrões de interconexão global alcança todas as esferas institucionais.

 

16. Para António Gramsci, há um processo lento e complexo nas sociedades complexas de luta pelo poder político, o qual o autor denomina de hegemonia. Neste processo, os intelectuais desempenham um papel importante, pois são responsáveis por organizar a cultura. Além do mais, a eliminação de toda desigualdade e injustiça passa por uma reforma intelectual e moral. Neste sentido, o objetivo dos intelectuais da classe dos dominados é a:

A) Contra-hegemonia.

B) Hegemonia.

C) Luta de classes.

D) Instauração da Revolução.

17. Para Otávio Ianni, em tempos de globalização, “os meios de comunicação de massa, potenciados por essas tecnologias, rompem ou ultrapassam fronteiras, culturas, idiomas, religiões, regimes políticos, diversidades e desigualdades socioeconômicas e hierarquias raciais, de sexo, e idade” (IANNI, Teorias da globalização, p. 120).

Para o referido autor, neste contexto,

A) A mídia eletrônica tem o papel de socializar a informação de forma rápida e contextual.

B) A mídia eletrônica desempenha o papel de intelectual orgânico dos centros mundiais de poder.

C) A mídia global é monolítica, estando acima das divergências políticas, culturais e religiosas.

D) A mídia global produz o homem unidimensional.

 

18. Sobre a globalização dos mercados financeiros e a formação de espaços globais de produção e o avanço do comércio nos tempos atuais, pode-se afirmar que:

I. Os Estados diminuem sua capacidade de controlar suas políticas monetárias, fiscais e creditícias.

II. Os Estados tendem a se fortalecer, a controlar a economia local e a buscar soluções locais e regionais para as crises financeiras.

III. A política econômica local desvincula-se da política econômica mundial.

IV. O espaço econômico local tende a se dissolver em uma economia mais ampla.

Estão corretas:

A) II e III.

B) III e IV.

C) II e IV.

D) I e IV.

19. Segundo Marx, toda a realidade histórica acaba gerando em seu ventre contrições tão agudas, que conduziram a sua própria superação. A esta lei que procura explicar o desenvolvimento estrutural da realidade histórica, Marx denomina de:

A) Antagonismo social.

B) Luta de classes.

C) Materialismo dialético.

D) Relações de produção.

 

20. Para Augusto Comte, considerado um dos pioneiros do pensamento sociológico na França, toda a sociedade deve fundar-se sobre o ideal de “Ordem e Progresso”, sendo que o progresso é o desenvolvimento da ordem. Ordem e progresso apontam, portanto, para dois conceitos importantes no pensamento sociológico de Comte, quais sejam:

A) estática e dinâmica social.

B) manutenção e desenvolvimento da ordem.

C) estática e desenvolvimento científico.

D) fato social e ação social.

 

21. Durkheim distinguia dois tipos de solidariedade, indispensáveis à coesão social: a mecânica e a orgânica. Para o autor, o motor de transformação de toda e qualquer sociedade estava na passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica. Assim, em Durkheim,

A) A solidariedade orgânica predominava nas sociedades pré-capitalistas e a mecânica nas sociedades

capitalistas.

B) A solidariedade mecânica predominava nas sociedades pré-capitalistas e a orgânica nas sociedades

capitalistas.

C) Na solidariedade mecânica encontra-se uma detalhada divisão do trabalho social.

D) Na solidariedade orgânica, os indivíduos se identificam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes.

22. A perspectiva sociológica, defendida por BOURDIEU E PASSERON, afirma que a escola:

A) É uma instituição onde as estratificações de classe, gênero e étnicas não estão presentes, pois cabe à escola uma neutralidade nestas questões.

B) É uma instituição que permite, de maneira homogênea, aos educandos o sucesso e a garantia de ascendência na estrutura social.

C) É uma instituição que prepara o indivíduo para a vida.

D) É uma instituição que dissimula as reproduções das relações sociais e de poder das sociedades.

 

23. Leia o texto abaixo:

“O rendimento escolar da ação escolar depende do capital cultural previamente investido pela família e que o rendimento econômico e social do certificado escolar depende do capital social – também herdado – que pode ser colocado a seu serviço”. (PIERRE BOURDIEU). Diante do pensamento exposto, pode-se verificar que:

A) Crianças socialmente privilegiadas dispõem de vantagens expressivas adquiridas no seu meio social,

alcançando,  assim, maior probabilidade de sucesso.

B) O capital cultural herdado possibilita o sucesso do educando independente da classe social que ele integra.

C) As crianças, por meio da educação básica escolar, recebem o capital cultural necessário para o seu

desenvolvimento intelectual e futuro sucesso profissional.

D) O futuro sucesso do educando está intimamente relacionado com a aquisição do certificado escolar que ele receberá.

 

24. Gramsci entende que existe uma classe de intelectuais diretamente relacionada com os interesses da classe que ascende ao poder. Tal classe tem por objetivo gerar homogeneidade e coerência interna à concepção de mundo que interessa à classe dominante, ou seja, fazer com que todos pensem como a classe dominante. Esta classe de intelectual é descrita por ele como:

A) Intelectual tradicional.

B) Intelectual hegemônico.

C) Intelectual orgânico.

D) Intelectual ideológico.

25. Segundo Louis Althusser, a escola, a família e os sistemas jurídico, político, de informação, cultural, contribuem por manter a dominação e exploração da classe dominante sobre os dominados. Estas instituições são denominadas pelo autor como:

A) Aparelhos repressivos do Estado.

B) Aparelhos ideológicos do Estado.

C) Classes hegemônicas da sociedade.

D) Instituições produtoras de violência simbólica.

 

26. Complete as lacunas:

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a União aplicará, anualmente, nunca menos de _____ e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios _____, no mínimo, da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Completam os claros, respectivamente

A) 12% / 20%.

B) 18% / 20%.

C) 18% / 25%.

D) 20% / 18%.

27. Analise as afirmações:

I. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo.

II. Para garantir esse direito, qualquer cidadão, grupo de cidadãos, organização sindical, entidades de classe ou outra legalmente constituída, poderá acionar o Poder Público para exigi-lo.

III. Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade.

Marque, segundo a Lei de Diretrizes e Bases:

A) Se todas as afirmações estiverem corretas.

B) Se apenas a afirmação I estiver correta.

C) Se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.

D) Se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

 

28. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito, à dignidade como pessoas humanas, em processo de desenvolvimento e como sujeitos a direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo:

I. a preservação da imagem;

II. a preservação do direito de ir e vir e estar nos logradouros públicos;

III. a preservação da identidade;

IV. a preservação da autonomia;

V. a preservação dos espaços e objetos pessoais;

VI. a preservação dos valores, ideias e crenças.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, estão corretos os itens da alternativa:

A) I, II, III, IV, V e VI.

B) I, III, IV, V e VI apenas.

C) II, III, IV e VI apenas.

D) I, III e IV apenas.

 

29. Para a legitimidade e a efetividade da implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos de duração há necessidade de:

I. ações formativas da opinião pública;

II. condições pedagógicas;

III. condições financeiras, materiais e administrativas;

IV. condições de recursos humanos;

V. acompanhamento em todos os níveis da gestão educacional;

VI. avaliação contínua em todos os níveis da gestão educacional.

Completam corretamente a proposta da questão os itens da alternativa:

A) I, II, III, IV, V e VI.

B) II, III, IV e VI apenas.

C) II, IV, V e VI apenas.

D) I, II, IV e VI apenas.

 

30. Analise as afirmações:

Combater o racismo, trabalhar pelo fim da desigualdade social e racial, não são tarefas exclusivas da escola, mas o racismo, as desigualdades e discriminações correntes na sociedade perpassam por ela.

Para obter êxito no combate ao racismo, às desigualdades e discriminações, a escola e seus professores não podem improvisar. Têm que:

I. desfazer a mentalidade racista e discriminadora secular.

II. superar o etnocentrismo europeu.

III. reestruturar relações étnico-raciais e sociais.

IV. desalienar processos pedagógicos.

V. criar “pedagogias” de combate ao racismo e à discriminação.

Marque, segundo a Resolução CNE/CP n.° 1/2004:

A) Se apenas as afirmações III, IV e V forem verdadeiras.

B) Se apenas as afirmações II, III e V forem verdadeiras.

C) Se apenas as afirmações I, II e IV forem verdadeiras.

D) Se todas as afirmações forem verdadeiras.

31. São considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais aqueles que comprovem que, em sua formação de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores para:

I. identificar as necessidades educacionais especiais para definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos, etc.

II. flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem.

III. avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais.

IV. atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial.

V. assistir o professor de classe comum nas práticas que são necessárias para promover a inclusão dos alunos.

Marque, de acordo com a Resolução CNE/CEB 2/2001:

A) Se apenas estiverem corretas as afirmações II, III e IV.

B) Se apenas estiverem corretas as afirmações I, II, IV e V.

C) Se apenas estiverem corretas as afirmações I, II, III e V.

D) Se todas as afirmações estiverem corretas.

32. Analise as afirmações contidas na Deliberação CEE n.° 05/2000:

I. Os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiências graves que requeiram adaptações curriculares tão significativas que a escola comum ainda não tenha conseguido prover, deverão ser atendidos em caráter excepcional em escolas especiais.

II. A escola de educação especial deverá cumprir um mínimo de 180 dias letivos e 600 horas para o ensino fundamental e médio.

III. A equipe da escola especial, com a participação da família, deve promover estudos de caso, envolvendo profissionais de saúde e de outras áreas como subsídio para decidir a programação educacional a ser cumprida.

IV. A avaliação do desempenho escolar dos alunos com necessidades especiais atendidos em classes comuns, nas classes especiais e nas escolas especiais, deverá ser contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

São corretas as afirmações contidas na alternativa:

A) I, II e III apenas.

B) I, III e IV apenas.

C) I e III apenas.

D) I, II, III e IV.

33. Complete a lacuna:

A concretização do ideal de uma escola de sucesso para todos, de acordo com o Parecer CNE n.° 4/98, faz-se conforme ______________________________________________________________ que revelem sua qualidade e respeito à equidade de direitos e deveres de alunos e professores. Múltiplas formas de diálogo e de trabalho diversificado devem ser garantidas como recursos de aprendizagem e de fortalecimento de identidades pessoais.

A) o plano de ensino, o Projeto Político-Pedagógico e o currículo adequado.

B) o projeto pedagógico, o regime de ciclos e a progressão continuada.

C) o currículo, o Plano de ensino e as metodologias diferenciadas.

D) o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação dos processos educacionais.

34. As escolas de ensino fundamental, integrantes do sistema estadual paulista de ensino, devem concentrar seus esforços no sentido de envolver os seguintes princípios:

I. zelar por medidas que assegurem o acesso ao saber a todos os alunos.

II. valorizar a participação e a inserção infantil e juvenil nas escolas.

III. envolver as famílias no trabalho escolar.

IV. promover controle social sobre a qualidade do atendimento educacional.

São princípios definidos na Indicação CEE n.° 08/2001:

A) I, II, III e IV.

B) I, II e III apenas.

C) I e III apenas.

D) I, III e IV apenas.

 

35. Um projeto pedagógico que inclua os educandos com necessidades educacionais especiais deverá seguir as mesmas diretrizes já traçadas pelo Conselho Nacional de Educação para a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação profissional de nível técnico, a educação de jovens e adultos e a educação escolar indígena. Entretanto, esse projeto deverá atender ao princípio da ___________, para que o acesso ao currículo seja adequado às condições dos discentes, respeitando seu caminhar próprio e favorecendo seu progresso escolar.

A) simplificação.

B) adaptação.

C) complementação.

D) flexibilização.

 

36. A função social da escola pode ser definida como a formação do cidadão para participar da vida em sociedade. Para isso há que se ter uma escola cidadã que é:

I. o “lócus” central do processo educativo.

II. o lugar onde se dá a formação da cidadania ativa e se iniciam as transformações na educação.

III. o ponto nodal de toda mudança na educação.

IV. aquela que se assume como um centro de direitos, como um centro de deveres.

V. aquela que viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela.

VI. uma escola que, brigando para ser ela mesma, viabiliza a luta para que os educadores e os educandos também sejam eles mesmos.

Marque:

A) Se apenas os itens I, II, V e VI forem coerentes com os princípios constitucionais.

B) Se apenas os itens II, III e V forem coerentes com os princípios constitucionais.

C) Se todos os itens forem coerentes com os princípios constitucionais.

D) Se apenas as itens II, III, IV e V forem coerentes com os princípios constitucionais.

 

37. A pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Instituto Paulo Freire realizou uma pesquisa sobre “gestão democrática” do ensino público. Levantou-se então alguns parâmetros dessa gestão:

I. capacitar todos os seguimentos – não só professores, mas pais, alunos, etc.

II. consultar a comunidade escolar – uma gestão democrática implica permanente consulta.

III. institucionalizar a gestão democrática a qual para ser eficaz precisa ser regulamentada, deixando claro quais as regras de participação.

IV. lisura nos processos de definição da gestão – escolhas transparentes.

V. agilização das informações e transparência nas negociações.

Marque:

A) Se apenas as afirmações I, III e V completarem corretamente a proposta da questão.

B) Se apenas as afirmações II, III e IV completarem corretamente a proposta da questão.

C) Se apenas as afirmações II, IV e V completarem corretamente a proposta da questão.

D) Se todas as afirmações completarem corretamente a proposta da questão.

 

38. A prática de todo professor, mesmo de forma inconsciente, sempre pressupõe uma concepção de ensino aprendizagem que determina a compreensão dos papéis de professor e aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos a serem trabalhados.

A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos internacionais, e de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas.

Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências:

A) a tradicional – a behaviorista – a tecnicista e a apriorística ou sócio-histórica.

B) a jesuítica – a escolanovista – a mecanicista e a sócio-interacionista.

C) a tradicional – a renovada – a tecnicista e aquelas marcadas centralmente por preocupações sociais e

políticas.

D) a tradicional – a escolanovista – a construtivista e a sócio-interacionista.

 

39. Analise:

I. A autonomia, na escola cidadã, pressupõe a alteridade, a participação, a liberdade de expressão, o trabalho coletivo na sala de aula, na sala dos professores, na escola e fora dela.

II. A educação enquanto processo de conscientização (desalienação) tem tudo a ver com a própria autonomia.

III. Como a autonomia se fundamenta no pluralismo político-pedagógico, garante a mudança possível no próprio sistema educacional.

IV. Os direitos dos alunos, assim, serão respeitados e ampliados na medida em que no interior da escola,

garantirmos a possibilidade de um trabalho voltado para a autonomia pessoal e para a educação cidadã.

Marque:

A) Se apenas as afirmações I, III e IV estiverem corretas.

B) Se todas as afirmações estiverem corretas.

C) Se apenas as afirmações II, III e IV estiverem corretas.

D) Se apenas as afirmações I e IV estiverem corretas.

 

40. Beatriz, diretora de uma escola, empenhada em implementar uma gestão democrática e participativa e também a produção coletiva de conhecimento pedagógico,

I. realiza vários seminários com a comunidade para debater concepções de ensino e explicar qual a concepção “usada” na escola.

II. estimula as reuniões de professores de diversas áreas, indicando precisamente os temas para discussão.

III. valoriza a produção coletiva e interdisciplinar do material didático-pedagógico, atendendo às demandas do contexto sociocultural da escola.

IV. convoca todo o pessoal envolvido na escola (alunos, pais, professores, funcionários) para que possam

expressar dúvidas e insatisfações e receber as normas legais para funcionamento da escola.

V. organiza “grupos de pais” para que assistam a palestras sobre educação familiar para que aprendam regras, normas reguladoras do comportamento dos filhos.

Após analisar a proposta da questão, marque:

A) Se apenas a afirmativa III estiver correta.

B) Se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

C) Se apenas as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

D) Se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

 

41. No cotidiano do professor, as conceituações de pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade devem estar bem claras para que a prática pedagógica não fique desvinculada da natureza e finalidade da educação. Analise:

I. em uma abordagem interdisciplinar há um entrelaçamento do conteúdo e linguagem proporcionando condições para um desenvolvimento integral do ser humano.

II. o agrupamento pluridisciplinar ainda é o mais observado e praticado, facilitando em parte a visão analíticasintética realizada pelo aluno.

III. na prática pedagógica do professor o agrupamento multidisciplinar é desaconselhável, pois não “trabalha” o aluno como um todo, esquecendo o sincretismo infantil, ou seja, a leitura multidimensional e simultânea do mundo.

Marque:

A) Se estiverem corretas apenas as afirmações I e III.

B) Se estiver correta apenas a afirmação I.

C) Se estiver correta apenas a afirmação III.

D) Se estiverem corretas as afirmações I, II e III.

Use o texto inicial para responder às questões 42 e 43.

São várias as teorias sobre o desenvolvimento e o processo de ensino/aprendizagem. Cada uma dessas teorias baseia-se num “modelo” de ser humano, isto é, cada uma delas considera o aluno de modo diferente.

42. Complete a lacuna:

Os adeptos da concepção __________ afirmam que o desenvolvimento do ser humano depende do seu

ambiente, dos estímulos do meio em que ele vive, das experiências pelas quais ele passa. Não dão importância à maturação biológica, nem às capacidades mentais da pessoa como suas aptidões, sua inteligência, sua vontade, seus sentimentos. Apenas os fatores externos (objetivos) são considerados

importantes.

A) subjetivista.

B) empirista.

C) inatista.

D) interacionista.

 

43. Complete a lacuna:

A teoria __________ afirma que, ao nascer, a criança vem equipada com aptidões, capacidades e possibilidades que irão amadurecendo até sua transformação em um adulto. Suas capacidades estão pré-formadas. Ao considerar o desenvolvimento humano, essa teoria dá muita importância aos fatores internos, endógenos, atribuindo menos importância ao ambiente.

Para essa teoria, a adequação é um processo de dentro para fora. O aluno é ativo. O professor atua nos níveis de desenvolvimento já atingidos.

A) objetivista.

B) construtivista.

C) empirista.

D) inatista.

 

44. A queixa dos professores em relação à indisciplina em sala de aula e na escola tem sido muito forte. Através de depoimentos de alunos e professores, podemos perceber alguns focos das queixas como: o desinteresse dos alunos, influência negativa dos meios de comunicação, a família que não cumpre seu papel, a escola que não apóia o professor, a (des)organização da sociedade e a própria relação pedagógica. Dá para perceber que é complexo o problema da indisciplina e pede, para seu enfrentamento, a ajuda de um conjunto de áreas do conhecimento como:

I. Sociologia, Antropologia e História.

II. Psicanálise e Ética.

III. Política, Economia e Comunicação Social.

IV. Psicologia e Tecnologia.

V. Outros saberes pedagógicos.

Estão corretas:

A) I, II e IV apenas.

B) I, II, III, IV e V.

C) II e IV apenas.

D) I e V apenas.

45. Segundo o construtivismo, a nova estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de

conhecimentos, os quais podem ser definidos como as representações que possuímos num dado momento de nossa existência sobre algum objeto de conhecimento. Ao longo da vida, esses esquemas tornam-se mais complexos, mais adaptados à realidade, mais ricos em relações e podem ser modificados e revisados. Diante disso, podemos concluir que a natureza dos esquemas de um aluno depende:

A) da capacidade de reter o maior número de informações em sua memória.

B) de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

C) da capacidade de elaborar o maior número possível de esquemas cada vez mais numerosos e complexos.

D) do estágio de desenvolvimento cognitivo, uma vez que a rede de esquemas só se desenvolve no estágio das operações formais.

 

46. Analise as afirmações sobre Inclusão:

I. Os benefícios das escolas inclusivas tornam-se muito mais pronunciados quando os efeitos positivos são contrastados com os efeitos negativos da exclusão.

II. As instituições segregadas são prejudiciais aos alunos tanto do ponto de vista social como acadêmico e

ocupacional.

III. As pessoas segregadas não são conduzidas à independência e à competência, mas a uma sensação total de isolamento.

IV. A educação em ambientes segregados gera um sentimento de inferioridade, afetando a motivação da pessoa para aprender e a autoestima.

Marque:

A) Se apenas forem verdadeiras as afirmações II, III e IV.

B) Se apenas forem verdadeiras as afirmações I, III e IV.

C) Se todas as afirmações forem verdadeiras.

D) Se nenhuma das afirmações for verdadeira.

 

47. Analise as afirmações:

I. Ensinar exige criticidade e a necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética.

II. Mulheres e homens, seres histórico-sociais, tornam-se capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper e assim se fazem éticos.

III. Não é possível pensar em educadores longe da ética, quanto mais fora dela, porque estar longe, ou, pior, fora dela é uma transgressão.

IV. Quando não há ética, a experiência educativa transforma-se em puro treinamento técnico, amesquinhando o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: seu caráter formador.

Marque:

A) Se nenhuma afirmação estiver incorreta.

B) Se apenas estiver incorreta a afirmação II.

C) Se apenas estiver incorreta a afirmação I.

D) Se apenas estiver incorreta a afirmação IV.

48. Na concepção sócio-interacionista é essencial para a formação do pensamento e da personalidade, a interação que o indivíduo estabelece com o meio e com os outros indivíduos. Às vezes, pensamos e interagimos “conversando com nossos botões”, mantendo um diálogo interior, levantando mentalmente várias posições sobre um assunto. Esse “processo” de interação depende de um tipo especial de fala: a fala interna. E tal pensamento tem o nome de:

A) pensamento dialógico.

B) pensamento interativo.

C) projeção mental.

D) pensamento discursivo.

 

49. A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para aprendizagem e reflexão dos alunos e dentre elas muitas poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que as norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.

Foram estabelecidos então os seguintes critérios para escolhê-los:

I. urgência nacional.

II. possibilidade de ensino aprendizagem no ensino básico.

III. abrangência nacional.

IV. favorecer a compreensão da realidade e a participação social.

V. possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.

VI. soberania nacional.

Estão corretos os itens:

A) I, II, III, IV e VI apenas.

B) III, IV e V apenas.

C) I, III, IV e V apenas.

D) I, III e IV apenas.

 

50. Para enfrentar os desafios das situações atuais de ensino, o profissional de educação precisa:

I. da competência do conhecimento.

II. de estudos de aperfeiçoamento.

III. de sensibilidade ética.

IV. de remuneração à altura da função.

V. de consciência política.

Estão corretos os itens da alternativa:

A) I, II, III e V apenas.

B) I, III e V apenas.

C) I, II, III, IV e V.

D) II, III e IV apenas.

 

51. Florestan Fernandes e outros intelectuais da chamada escola paulista de sociologia privilegiam em suas análises sobre a formação social brasileira um enfoque:

 

A) weberiano.

B) marxista.

C) durkheimiano.

D) FHC.

E) keynesiano.

 

52. No pensamento sociológico dos anos 1930 despontam os nomes de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda,  autores dos clássicos e Casa Grande & Senzala e Raízes do Brasil, respectivamente. Essas obras têm como foco temático comum:

 

A) a luta de classes na sociedade rural.

B) a formação do Estado nacional.

C) a democratização do ensino.

D) a escravidão do negro.

E) a estrutura patriarcal brasileira.

 

53. A sociedade moderna é definida de diferentes maneiras pelos cientistas sociais do século XIX. Para  Karl Marx, a característica fundamental da modernidade é:

 

A) o desaparecimento das estruturas feudais e teológicas.

B) o antagonismo da ordem social associado ao capitalismo.

C) a igualdade progressiva das condições sociais e econômicas.

D) a crescente divisão social do trabalho.

E) a organização cada vez mais burocrática e racional.

 

54. 42. Os indivíduos na sociedade moderna vão adquirindo cada vez mais autonomia em relação à sociedade, embora dependam cada vez mais dessa sociedade para sobreviverem. Esse raciocínio está relacionado ao pensamento de:

 

A) Augusto Comte.

B) Karl Marx.

C) Émile Durkheim.

D) MaxWeber.

E) Talcott Parsons.

 

55. 46. No que diz respeito à escola econômica de Chicago, é correto dizer que seus membros conferem grande ênfase ao:

 

A) planejamento estatal da economia.

B) mercado livre como método de organização econômica.

C) papel moderado do Estado na expansão das atividades econômicas.

D) controle governamental efetivo sobre o fluxo de capitais.

E) aumento da produção com vista ao bem-estar do conjunto dos indivíduos.

 

56. O sistema teórico desenvolvido pelo sociólogo americano Talcott Parsons é chamado de:

 

A) neopositivismo.

B) behaviorismo.

C) sociologia compreensiva.

D) estrutural-funcionalismo.

E) evolucionismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário