sábado, 13 de outubro de 2012

ÉTICA & CIDADANIA


ÉTICA E CIDADANIA

Arão Marques da Silva


 

Objetivo:

Compreender que o respeito mútuo é uma ferramenta essencial para o convívio social democrático.

 

A EXISTÊNCIA ÉTICA

 

O Sujeito ético existe quando preencher as seguintes condições:

1. ser consciente de si e dos outros; é capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele.

2. ser dotado de vontade, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.

3. ser responsável é reconhece que autor da ação, avalia os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem às conseqüências, respondendo por elas.

4. ser livre é capaz de oferece-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é tanto o poder para escolher entre vários possíveis, mas o poder para alto-detrermina-se dando a si mesmo as regras de conduta.

O campo ético é constituído por dois pólos: sujeito moral e valores morais.

Sujeito ético moral; sabe o que faz, conhecem as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. O ignorante (é aquele que ignora as regras) é incapaz de agir de maneira virtuosa.

Como agir diante do outro? A ética diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania. Todo e qualquer grupo social possui normas e regras. As normas e regras são essenciais para o funcionamento da sociedade.

 

FONTES:

              CHAUÍ, Marilene.  Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 2001.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário