E.E.E.M
GEN EUCLYDES FIGUEIREDO
PROF.
ARÃO MARQUES DA SILVA
ESTUDANTE:....................................................
3º
ANO,TURMA:....... DATA................................
ATIVIDADE
de SOCIOLOGIA
1.
O
pensamento social brasileiro refletiu as relações coloniais com a Europa e com
o desenvolvimento dependente do capitalismo, além da lenta e complexa formação
da consciência nacional. Assinale a alternativa que faz referências ao
pensamento social do Brasil Colonial.
a)
O pensamento social no Brasil colonial foi introduzido pelas ordens religiosas
que imbuídos pelo espírito de catequese e contra-reforma trouxeram uma
escolástica universalista.
b)
Estava norteado pelos pensadores protestantes que vieram colonizar e
cristianizar o Brasil.
c)
O pensamento sociológico marxista orientou e formatou a maneira de pensar e
produzir no Brasil Colônia.
d)
Os clássicos da sociologia do século XIX orientaram o pensamento social do
Brasil Colônia.
2.
No século XVIII, a mineração trouxe algumas transformações sociais para o
Brasil. Minas Gerais foi palco de um surto de urbanização, de atividades
ligadas ao comércio e à exportação de minerais, alterando a sociedade colonial
até então dividida em dois grupos: donos de terra e administradores, de um
lado, escravos e outros. Surgiram novas ocupações: comerciantes, artífices,
criadores de animais, funcionários da administração que controlavam a extração
de minérios dentre outras. Com a mineração a população livre em Minas Gerais passa a
ser maior do que a escrava. Essa população burguesa passou a ser consumidora da
cultura:
a)
Da cultura da elite escravocrata e conservadora brasileira.
b)
Da cultura erudita européia, especial da cultura francesa, isso numa tentativa
de se distinguir tanto do escravo inculto
como da elite colonial conservadora.
c)
DA cultura popular ameríndia e dos seus conhecimentos.
d)
Da cultura indígena local.
3.
No século XIX, muitos naturalistas europeus fizeram estudos e descrições
naturais sobre o povo e a cultura brasileira. A descrição da colônia Brasil
naquele época eram estigmatizas e preconceituosas, além disso, estes escritos
genéricos e naturais fundamentavam-se nas teorias evolucionistas. A visão
deixada pelos historiadores naturais caracterizava-se pela:
a)
visão etnocêntrica.
b)
visão geocêntrica.
c)
visão heliocêntrica.
d)
visão escolástica
4. No
Brasil com o desenvolvimento das atividades comerciais e de exportação e a
expansão capitalista no início do século XX,
e mais com a formação da burguesia nacional revolucionaram o modo de
pensar. O que diferenciou aquela nova classe e a sociedade brasileira no início
do século XX foram as seguintes características:
a)
A nova classe precisava de um saber mais pragmático, capaz de transformar a
antiga colônia numa sociedade capitalista.
b)
Combate ao analfabetismo e as oligarquias agrárias.
c)
A homogeneização de valores, discurso patriotismo que levasse as mudanças e a
modernização na estrutura social do Brasil.
d)
Todas estão corretas.
a) Ele se manifestava primeiramente na forma de idéias apenas
protecionistas, que propunham defender a indústria nacional com taxas
alfandegárias.
b) O nacionalismo daquele momento
caracterizou-se pelos sermões de padre Vieira.
c) O nacionalismo expressa-se pelo desejo de
conhecer a nação e conclamava as diversas classes sociais em torno do ideal de
uma sociedade com característica na cultura asiática.
d)
A obra “Os Sertões” de Euclydes da Cunha, orientou o pensamento social,
econômico e histórico daquela época.
a)
Caio Prado júnior, Gilberto Freyre e Heraldo Montarroyos.
b) Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda e
Fernando de Azevedo.
c)
Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de
Azevedo.
d) Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e
Fernando de Azevedo.
7.
Caio Prado Júnior iniciou seus estudos a partir da historiografia de caráter
social. O que norteou o pensamento daquele intelectual foi:
a) O método marxista.
b)
O método funcionalista.
c)
O método positivista.
d)
O método compreensivo.
8. O nascimento do Brasil. A revolta dos
marinheiros negros, em 1910; a fundação do PCB e o Tenentismo, nos anos 1920; a
Revolução de 1930, etc. Em inícios dos anos 1930, fortalecidos pelo domínio
fascista da Itália e pela ascensão nazista na Alemanha, o determinismo
geográfico e climático e o racismo científico prenuncia um destino de
inevitáveis fracassos para o Brasil, devido ao seu clima tropical e à sua
população miscigenada e afro-descendente. A produção sociológica brasileira na
década de 1940 refuta (nega), o que o pensamento racista que o europeu tinha do
povo do Brasil. Isso pelo fato dos estudos sociológicos daquela terem sido
desenvolvidos assim:
a) O
pensamento sociológico, pensa e desenvolve uma consciência crítica sobre a
realidade social.
b) Os
estudos sociológicos foram sobre as desigualdades sociais, étnicas, políticas
indigenistas, regionalistas, tradições, etc.
c) Os estudos sociológicos, abordam os conflitos
étnicos e buscam refutam o racismo e os conflitos de raças, ou seja, busca-se a
negação do racismo.
d) Todas
estão corretas.
9. Em
Pernambuco, um grande sociólogo publicou em 1933 a obra Casa Grande &
Senzala. Este sociólogo entende o nacionalismo a partir da fusão de raças,
regiões e culturas e grupos sociais, destaca, especial, o papel do negro e do
mestiço na adaptação da cultura européia aos trópicos e na formação da
identidade cultural brasileira. Para este sociólogo, o projeto estatal nascido
da escassa população colonial, fez com
que o português amasse a nativa indígena, estável e produtiva. Esta vivia seu
desejo jamais saciado por macho de fome erótica reduzida devido à vida nômade e
guerreira. Portanto, para nosso sociólogo, o índio brasílico não fora apenas
molengão na enxada, ao fecundar a terra, mas, sobretudo na rede, ao fecundar e,
ainda mais, ao contentar sexualmente uma índia eternamente insatisfeita. Que
sociólogo pernambucano representou, desta forma, a formação de nossa identidade
cultural.
a) Caio Prado Júnior.
b) Gilberto Freyre.
c) Sérgio Buarque de Holanda.
d) Fernando de Azevedo.
a)
A criação da Academia de Belas-Artes.
b)
A fundação da imprensa, o lançamento do primeiro jornal.
c)
A organização da primeira biblioteca dos primeiros cursos superiores rompe em
parte com a cultura escolástica. Introduziu-se o instrumental prático destinado
à formação e viabilidade do aparelho administrativo.
d)
Todas as assertivas estão corretas.
quero as respostas.
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