ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO
TURMA:.......
DATA..........................................................................................
ATIVIDADE DE DIAGNÓSTICO DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA
|
1. O que distingue o ser humano dos demais seres
vivos são:
I
- a sua racionalidade, o dom da palavra,
a inteligência e a linguagem;
II
- do ponto vista evolucionista, o ser
humano é resultado de um processo evolutivo contínuo, e sua vida representa a
passagem de formas inferiores e mais simples para formas superiores e mais
complexas;
III
- para os representantes da antropologia filosófica, há um salto qualitativo do
animal para o homem que não pode ser explicado por transformações progressivas,
mas somente por uma diferenciação inicial entre ambos.
a)
apenas as alternativas I e II
b)
apenas as alternativas I, II e III
c)
apenas a alternativa III
d)
apenas a alternativa I
2. O ser humano é um ser racional; é capaz de tomar contato
com a realidade exterior, transformando-a, se preciso, mas também de se
preocupar pelo seu mundo interior, buscando continuamente autoconhecimento e
aprimoramento de sua ação. Como ser racional o ser humano é:
I - conhecer e compreender a si
mesmo; ele questiona sobre o sentido de sua existência;
II - como ser racional, age sempre
movido pelas tradições.
III - ele se indaga acerca de
valores morais, políticos e culturais que cultiva;
a)
apenas I e II
b)
apenas I e III
c)
apenas III
d)
apenas I, II e III
e)
nda
3. (ENEM 2002)
De acordo
com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet,
pode-se afirmar que a postura de Hagar:
(A)
valoriza a existência da diversidade social e de culturas, e as várias
representações e explicações desse universo.
(B)
desvaloriza a existência da diversidade social e as várias culturas, e
determina uma única explicação para esse universo.
(C)
valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de
várias visões de mundo.
(D)
valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar a visão de mundo de
navegantes e não-navegantes.
(E)
desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado
apenas pelos navegantes.
4. Max Weber e
Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram
interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referencias
de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção que não são conceitos elaborados pelos
referidos autores.
I - Max Weber elaborou os conceitos
de ação social;
II - Émile Durkheim estabeleceu o
conceito de fato social.
III - Marx analisou as relações entre as classes sociais (burguesia e proletários)
como relações de exploração. O preço médio que se paga pelo trabalho
assalariado é o mínimo, isto é, a soma dos meios de subsistência necessária
para que o operário viva como operário.
a)
apenas I
b)
apenas I e II
c)
apenas II e III
d)
apenas III
e)
nda
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO
TURMA:.......
DATA..........................................................................................
ATIVIDADE DE DIAGNÓSTICO DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA
|
TEXTO I
“[...]
As mudanças de paradigma e rapidez como que as informações circulam no planeta
em nossa sociedade não veio acompanhado de desenvolvimento dos valores morais,
mas da degradação da humanidade, através do crescente aumento dos excluídos, da
discriminação racismo, terrorismo, xenofobia, etc” SILVA, Marques da Arão. http://acaodigital1.blogspot.com/2010/10/ Notas sobre a
globalização (acessado em 03/03/2011).
TEXTO II.
“O termo é forjada na
década de 1980, nos EUA, seu significado busca entender o processo de formação
da economia global. Foi uma palavra
incorporada pelos MCM – Meios de Comunicação de Massa, com o tempo é incorporada no meio acadêmico” (DIAS, Reinaldo.
Introdução à Sociologia. Hall, São Paulo: 2005, p. 72).
1- Sobre a globalização
é correto afirma.
A)
É resultado das pesquisas realizadas por
WEBER nos Estados Unidos no início do século XX.
B)
Max Weber & Karl Marx asseguravam que a
globalização e capitalismo são processos racionais e burocráticos.
C)
O termo globalização é hoje aplicado nas dimensões econômicas,
sociais, políticas, culturais e tecnológicas.
D)
A globalização é resultado
da invenção do arado.
2. Processo pelo qual o
individuo internaliza valores e normas na sociedade é:
A) A socialização.
B) A família.
C) A família é um
agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação
social relacionados ao trabalho.
D) A influência da família na opção religiosa do
indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.
3- O ser humano é um ser racional; é capaz de tomar contato com
a realidade exterior, transformando-a, se preciso, mas também de se preocupar
pelo seu mundo interior, buscando continuamente autoconhecimento e
aprimoramento de sua ação. Como ser racional o ser humano é:
I - conhecer e compreender a si
mesmo; ele questiona sobre o sentido de sua existência;
II - como ser racional, age sempre
movido pelas tradições.
III - ele se indaga acerca de
valores morais, políticos e culturais que cultiva;
a)
apenas I e II
b)
apenas I e III
c)
apenas III
d)
apenas I, II e III
e)
nda
4. Assinale a opção certa a respeito da Amazônia.
a) O Brasil deve abrir mão da Amazônia,
privatizá-la ou deixá-la que as nações desenvolvidas se apropriem da Floresta e
riquezas.
b) A Amazônia é propriedade do povo
brasileiro, portanto, o Brasil e seu povo são responsáveis por elas, em
utilizá-la de maneira racional.
c) Atualmente, a Amazônia já pertence às
nações desenvolvidas.
d) O ecodesenvolvimento e o desenvolvimento sustentável não são
importantes para a preservação e conservação da Amazônia.
comentários
ResponderExcluir1-d
ResponderExcluir2-d
3-a
4-a
5-c
6-a
7-a
8-a
9-a
10-d
Alunos:Adna; Regimara;Raul;Kelwem
Turma M1tro2
Excelente. Gostei da atividade
ResponderExcluir